16/03/2012

Blusa de Tricô Para Pouco Frio #20

Print Friendly and PDF


Receita original: Pingouin
Adaptação: Day http://blog-by-day.blogspot.com
Agulhas retas: 4mm / Camila Fashion (1 nov cor 130) / Agulha de tapeçaria.
Nível: Fácil para Médio.
Leia toda a receita antes de começar a tricotar!!



A peça é única, logo, é bom um par de agulhas resistente. Monte 70 pontos na agulha nº 4 e faça barra 1/1 por 24 carr.
Passar para o ponto fantasia, aumentando de cada lado da carreira (início e fim) a cada 2 carr: 1 ponto (25x). Você ficará com 122 pontos no fim.
Dividir o trabalho ao meio 61-61. Você fará 50 aumentos de cada lado para as mangas. Cada lado ficará com 111 pontos (total: 222 pontos). Trabalhe cada lado separadamente.
Lado 1: Arrematar do lado do decote a cada 2 carr 1 ponto (16x) ficando com um total de 95 pontos.
Lado 2: igual o lado 1. Ao final você terá 190 pontos totais na agulha.
Voltar a trabalhar sobre todos os pontos em 1 só agulha. Para formar as costas monte 36 pontos de uma só vez entre as partes. Continue em ponto fantasia. Na ultima carr, remate 100 pontos de uma só vez. (total 122 pontos).
Continue sobre os pontos restantes, diminuindo de cada lado, a cada 2 carr 1 ponto (25x) até ter 70 pontos novamente. Isso formará a parte das costas da blusa.
Agora faça barra 1/1 por 24 carr.
Para as mangas levante os pontos por 6 carr. Para isso dobre a peça ao meio e conte 6 blocos de linha solta que ficam entre as carreiras de tricô. Levante mais ou menos 50 pontos, ou mais caso seu braço seja mais gordinho, se aumentar esses pontos, lembre-se de centraliza-los no trabalho.
Costure a peça com pontos soltinhos e pronto.

Ponto Fantasia:
1ª carr: meia.
2ª carr: tricô.
3ª carr: meia.
4ª carr: tricô.
5ª carr: meia.
6ª carr: tricô.
7ª: *1m, enrrolo o fio 2 x*
8ª carr: tricô.

ps: as carr em vermelho foram as que eu fiz as diminuições ou aumentos (mas isso é apenas uma observação, você pode fazer os aumentos e as diminuições onde desejar).

Detalhes sobre essa peça: no fim eu percebi que deveria ter montado os pontos em uma agulha maior (por ficar bem justa na cintura, então, se você tiver, monte os pontos na agulha 5 e depois passe pra agulha 4). Isso também vale para os braços. Eu não fiz acabamento na gola. Cuidado onde anda com essa blusa, uma moça passou a bolsa muito perto de mim puxando um fio. Fora isso, essa blusa foi um sucesso, recebi muitos elogios, adorei tricotar (foi rápido de fazer) e claro, segura o frio sem ser muito quente, talvez porque fiz com um fio só (achei que fio duplo deixaria a peça muito pesada). Ah vai sobrar fio!


Já tem uns dias que terminei minha blusa de tricô. A peça é feita de uma só vez, e é tão fácil que eu até animo de fazer mais para dar de presente. Acho que levei uns 3 dias para fazer. Sobra muito fio porque fiz com um fio só, e ela faz muito sucesso entre as amigas. Aprovadíssima!!!!

Comentários

  1. ola,
    eu queria muito essa receita mas o link esta quebrado
    tem como mandar no meu email?
    sawa_ariki@hotmail.com
    Tks

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta blusa de tricô, mas não consegui a receita!!!Poderia encaminhar para meu e-mail: biapcampos@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é verdade o link tava errado. Já fiz a correção e vou mandar a receita pro seu e-mail.

      Excluir
  3. Boa noite, não consegui ver a receita, poderia me enviar por e-mail, por favor?
    zuzabelver@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. O link não funciona, vc poderia me mandar a receita por e-mail. Obrigadinha!
    canedo.marina@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina, enviei agorinha a receita em pdf para seu e-mail. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá Day

    Teria com fazer um vídeo dessa blusa para iniciantes?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teci essa blusa a alguns anos, mas quando fizer mais uma gravo e posto aqui sim :)
      Um abraço.

      Excluir
  6. Essa blusa é muito fofa❤️❤️❤️❤️ pena que não tem vídeo
    Não consigo entender como faz só lendo a receita.

    ResponderExcluir
  7. Blusa linda, mas sou iniciante não consigo fazer sem vídeo 😢

    ResponderExcluir
  8. Blusa linda, mas sou iniciante não consigo fazer sem vídeo 😢

    ResponderExcluir
  9. Pra mim não aparece as carr em vermelho do ponto fantasia. tá tudo da mesma cor. Você pode me dizer quais estão em vermelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por avisar. Fiz a edição. Fiz os aumentos e diminuições sempre nas carreiras em tricô, porque assim eu nunca esquecia deles ^^ Um abraço.

      Excluir
  10. Daaay, faz essa blusa em vídeo, por favoooor. Ela é muito linda. Dá dicas para tamanhos menores.

    ResponderExcluir
  11. Day, no ponto fantasia o ponto meia fica no lado direito ou no avesso ?

    ResponderExcluir
  12. todda carreira determina o avesso saempre sera trico?

    ResponderExcluir
  13. Day, faz essa blusa em vídeo para iniciantes, quero aprender.

    ResponderExcluir
  14. To alucinada pra fazer essa blusa... teria como fazer video aula dela? Ainda sou burra pra entender a receita

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi esses 100 pontos que arremata são os do centro entre as partes

    ResponderExcluir
  16. Linda blusa, mas como iniciante fica difícil, quando puder gravar um vídeo vou tentar, bjs.

    ResponderExcluir
  17. Day. Amo seu trabalho. Sou iniciante graças a vc. Estou aprendendo fazer tricô contigo. Mas ñ consigo fazer por receita. Será q poderia vc ensinar está peça em um vídeo?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Day, descobrir seu blog foi a melhor coisa! Você é super paciente; estou amando aprender a tricotar! Eu procurei sobre a amostra do trico nessa blusa, mas não achei. Você poderia postar? obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Day. Estou com acara e a coragem pra fazer essa blusa já até comecei. Mas na 7 carreira São 2 laçadas. E na 8 carreira faço o qie com as laçadas? Eu acho que achei a blusa original da pingouin uma camisetinha vermelha. Ai me confundiu tudo. O ponto fantasia cada um está de um jeito. Ai me perdi. Poderia me explicar por favor. Obrigada abraços.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Day. Estou com acara e a coragem pra fazer essa blusa já até comecei. Mas na 7 carreira São 2 laçadas. E na 8 carreira faço o qie com as laçadas? Eu acho que achei a blusa original da pingouin uma camisetinha vermelha. Ai me confundiu tudo. O ponto fantasia cada um está de um jeito. Ai me perdi. Poderia me explicar por favor. Obrigada abraços.

    ResponderExcluir
  21. Day não entendi bem a receita, sabe se tem vídeo aula dessa blusa

    ResponderExcluir
  22. Dayane por facfa faz essa videv aula no yoYouTu aproveitando essa quarentena com a gente?

    ResponderExcluir
  23. Day, vc poderia postar o link ds receita original ds pingouin? Nao consigo achar

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.