09/03/2014

Sapatinho de Tricô com Meia #81

Print Friendly and PDF
Oi gente, eu a muito tempo havia visto esse vídeo do Aprendendo tricô com a receita do sapatinho de bebê que tem a meia já junto à peça, achei uma graça, mas como eu prefiro receitas escritas eu fiz um resumão do vídeo em forma de receita escrita para colocar no meu caderno de receitas e tal. Mas vale a pena lembrar que o vídeo é mais detalhado, ajuda bem a compreender como fazer um sapatinho, arrematar, levantar pontos, etc... se você já tem um pouco de experiência no tricô, acho que esse resumão ajuda a fazer sem maiores problemas. Se não, o link do vídeo está aqui abaixo:

Foto e Execução: retirados do vídeo
Receita original e vídeo explicativo:  Aprendendo Tricô.
num tom mais escuro (para o sapatinho)
num tom mais claro (para a meia)
Agulha. nº 3
Agulha de tapeçaria para costurar.

- Com o fio escuro,monte 54 pontos na agulha.
- Fazer 18 carreiras em ponto meia avesso e direito (também chamado ponto musgo)
- Fazer 22 pts em meia - corta o fio, emenda na cor mais clara, e fazer o peito do pé em ponto barra 1/1, em *1m, 1t* por 9 pontos, lembrando que o 10º ponto, já pega junto (o 10º e o 11º pt) um ponto do lado do trabalho em 2pjt. (vira o trabalho).
 A partir de agora, todo fim de carreira, tanto do direito quanto do avesso terá uma diminuição. Até ficarem 15 pontos de cada extremidade da carreira.
- (avesso): *1m, 1t* 9 vezes, terminando em 2pjt.
Termine pelo avesso. Ao virar pelo direito é necessário igualar a carreira, para isso, faça mais uma vez *1m, 1t* até o fim da carreira com a cor clara.
Próxima carreira: (avesso): acompanhe os pontos e faça *1t, 1m* até o fim da carreira com a cor clara.

Próxima carreira: (direito): a partir daqui começaremos o caninho do sapatinho, que será feito com 9cm ( 30 carreiras)  em barra 1/1. Termine pelo avesso, e arremate pelo direito. LEMBRE de arrematar acompanhando o ponto, para que o arremate fique firme. Corte deixando um pedaço de fio para a costura da peça.

Detalhe de acabamento do sapatinho: A partir do peito do pé, conte duas carreiras em meia, e coloque a agulha na carreira em tricô que fica no início delas. Essa imagem do vídeo mostra o local:

imagens do video

- É necessário pegas um pontinho da parte lilás e dois da parte amarela. A emenda do fio escuro, é feita nesse primeiro fio em lilás que você levantou. O nozinho deve ficar para a parte de trás do trabalho e para fazê-lo, passe o fio por dentro do ponto, dê dois nozinhos, e depois empurre o nó para a parte de "dentro" ou de trás da peça. 

- Em seguida, coloque na agulha: 2 pontos em amarelo e 1 lilás, como visto na imagem abaixo:

imagem do vídeo

- Faça 16 cordões em ponto meia direito e avesso (chamado ponto musgo). Arremate em 2pjt, devolve pra agulha e repete 2pjt. Corte o fio deixando um pedaço para a costura. Ele será costurado no mesmo local onde nós levantamos esses pontos. Após 2 carr em meia, ao lado do peito do pé. 

-Costure o caninho pelo lado do avesso,e faço-o por 6 cm, depois vire pro direito e termine de costurar a parte amarela. Emende o fio lilás e termine de costurar a peça até o fim da solinha. 

Comments

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.