01/02/2015

Aula de Tricô Para Iniciantes :: Aula 24 - Blocagem de Peças de Tricô com Vapor

Print Friendly and PDF



Oi gente, fiz um vídeo mostrando como blocar peças através do vapor. Eu separei algumas das dúvidas que eu mais recebi de vocês. Se você tem alguma dúvida, sinta-se livre para colocar aqui nos comentários que eu respondo assim que possível.




Por que minha peça de tricô ficam enrolando?
R= Pois você fez pontos meia de um lado e tricô do outro. Para que a peça não enrola você deve fazer pontos iguais do avesso e do direito (por exemplo, fazer meia do avesso e do direito, ou tricô no avesso e direito). Existem pontos fantasias que são próprios para não enrolar (eles geralmente vem com a indicação dizendo que são iguais no avesso e direito) e esses pontos fantasias não enrolam tanto.

Fotos de um antigo cachecol que fiz e enrolou. Ele não estava blocado.

O que é blocar?
R= Blocar é uma técnica que permite seu tricô ficar reto, acomodando melhor as fibras dos fios e dando melhor formato nas peças através do calor por exemplo. Em algumas peças, a blocagem fará a peça ficar maior já que a fibra será melhor acomodadinha.


Quando você indica usar essa técnica?
R= Para dar acabamento. Ou na peça pronta, ou nas partes antes da costura. As partes que eu mais bloco são: barra de casaquinhos (as vezes elas ficam empinadas para cima e para fora) em cachecol e mantas que como eu disse tem ponto meia/tricô e ficam com as laterais virando para dentro. Xales também podem enrolar as laterais. E em aplicações (letras, flores, folhagens) que ficam todas tortas e enroladas dificultando na hora de pregar. É legal blocar também peças para vender, porque o acabamento fica muito bom.


Que materiais (fios) eu posso blocar?
R= Todos. Algodão é mais fácil (porque não derrete) mas você pode blocar lã e acrílico também. Esses dois últimos você precisa ter cuidado com o calor, pois se for muito grande, você dereterá a fibra do acrílico e isso é péssimo.


Quantas técnicas de blocagem existem?
R= Eu não sei todas. Eu sei que existem técnicas de blocar no vapor ( que eu mostro no vídeo ), técnica de blocar na água, técnica de blocar o fio e já usá-lo blocado, ou ainda, blocar ao sol e por aí vai. Eu vou mostrar todas as que eu sei, uma por uma em vídeos.


 É isso gente, espero ter ajudado quem sempre quis fazer essa técnica, se a sua dúvida não apareceu aqui na lista, mande ela pra cá que eu respondo assim que possível.  Um abraço.

Comments

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.