Casaquinho Lilás do Blog Cores e Agulhas | Blog By Day

Top Social

Casaquinho Lilás do Blog Cores e Agulhas

|

Receita Original: Blog Cores e Agulhas
Foto: Blog-By-Day
Fio: Super Bebê Lilás
Agulha: nº 3

 Eu me apaixonei por esta receita do blog Cores e Agulhas. Além de linda, a autora foi super gentil e compartilhou todos os detalhes da execução e montagem Vale a pena visitar o blog e conferir as outras receitas disponíveis. Estou colocando a receita (com ok da autora) e se vocês quiserem copiar o link para o post está disponível na descrição da foto (já que aqui no blog a cópia dos posts é travada). Os materiais que eu utilizei foram diferentes da receita original, bem como as casas de botões. Abaixo está a receita da autora com as informações e materiais que ela utilizou.


Materiais Utilizados pela autora:
01 novelo do fio Super Bebe na cor 5030
01 Par de Ag. de trico nº 3.5 e 4
04 alfinetes para segurar pontos
03 botões
Pérolas nº4 para bordar
Execução:
Monte 80 pontos nas agulhas nº 3.5.
Faça 8 carreiras do ponto sanfona (1x1... 1 tricô e 1 meia, avesso acompanhar o ponto) e no inicio da carreira, faça 5 pontos tricô e no final 5 pontos tricô para formar o acabamento, não esquecer de fazer 01 casa para o botão (2 tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô), eu fiz na 5ª carreira.

Terminada a barra sanfona fazer 3 carreiras de ponto tricô tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto tricô no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de tricô (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.

Vamos aumentar a PALA deste modo:
1ª carr. 5 ponto trico, 3 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, *6 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada* terminar a carreira com 3 pontos meia e 5 pontos trico.
2ª carr. e todas pares: Só ponto trico
3ª carr. 5 pontos trico * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
5ª carr. 5 ponto trico, 4 ponto meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia* terminar com 4 pontos meia e 5 pontos trico
7ª carr. 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
9ª carr. 2 pontos trico, 1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico, 5 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *10 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 5 pontos meia e 5 pontos trico (nessa carreira fiz outra casa de botão)
11ª carr. 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
13ª carr. 5 trico, 6 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 12 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 6 pontos meia e 5 pontos trico 
15ª carr. 5 pontos trico, *só ponto meia* 5 pontos trico
17ª carr. 5 pontos trico, 7 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *14 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 7 pontos meia, 5 pontos trico
19carr. 5 pontos trico, *só ponto meia* e terminar 5 pontos trico
21ª carr. 5 pontos trico, 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *16 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 8 pontos meia, 5 pontos trico
22ª carr. 2 pontos trico,1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico e os demais pontos *só meia* e terminar com 5 pontos trico... nessa carreira iremos ficar num total de 200 pontos.

Obs.: Terão que ficar 6 buraquinhos em toda a pala no sentido do comprimento, ok!
Fazer novamente 3 carreiras de ponto tricô tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto tricô no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de tricô (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.
Agora com a ag. 4 iremos dividir os pontos do casaquinho que ficará na seguinte forma:
31 pontos para a frente, 38 pontos para a manga direita, 62 pontos para as costas, 38 pontos para a manga esquerda e 31 pontos para a frente: 31+ 38+ 62+ 38+ 31=200
Tricotar os 31 pontos da frente e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete, tricotar os 62 pontos para as costas e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete os 31 pontos da outra frente.... iremos tricotar primeiramente as mangas.

Mangas:
Tricote o ponto fantasia por 3 motivos e com a ag. 3.5 tricote novamente o ponto sanfona (1x1) por 8 carreiras e arremate... faça o mesmo procedimento com a outra manga.
Obs.: Para poder dar certo os pontos para o ponto fantasia, fiz 1 ponto trico(borda para costurar) e 2 ponto meia tanto no inicio e no fim e depois iniciei o ponto fantasia, ok!



Corpo do Casaquinho:
Recolocar os pontos da frente e terminar a carreira, na carreira seguinte retorne já recolocando todos os pontos na agulha, iremos tricotar as duas frentes e costas juntas, ok!
Fazer o ponto fantasia por 3 motivos e com a ag. 3.5 tricote novamente o ponto sanfona (1x1) por 8 carreiras e arremate.
Obs.: Para poder dar certo os pontos para o ponto fantasia, fiz 1 ponto meia tanto no inicio e no fim e depois iniciei o ponto fantasia, ok!
Costurar as mangas e esconder os fios, bordar os aumentos com pérolas e aplicar 2 florzinhas de fita.
Ponto Fantasia:
Nº de pontos divisível por 8 mais a borda.
1ª carr. em ponto meia
2ª carr. em ponto trico
1ª carr. e 9ª carr. do desenho: *3 ponto meia, 1 laçada, 1 mate simples, 3 pontos meia*
2ª carr. e todas carr. pares: em ponto trico
3ª carr. e 7ª carr. do desenho: *2 meia, ºº 1 laçada, 1 mate simples°° (2 vezes), 2 pontos meia*
5ª carr. *1 ponto meia, °°1 laçada, 1 mate simples°° (3 vezes), 1 ponto meia*
Tricote 2 carr. em trico e 1 carreira em ponto meia e 1 carr. em ponto trico e retorne ao inicio do desenho do ponto.

Obs.: Para quem não sabe o que significa °° na receita do ponto fantasia.
Então aquelas duas bolinhas ºº chama-se sinal de repetição suplementar é usado cada vez que um grupo idêntico de pontos, dispostos do mesmo modo, deve ser repetido várias vezes durante a carreira entre as explicações dentro dos dois asteriscos.
No caso do ponto fantasia está escrito assim:
5ª carr.: *1meia, °° 1 laçada, 1 mate simples°° (3x), 1meia* o que está dentro das bolinhas é que você terá que fazer 1 laçada e 1 mate simples por 3 vezes e depois fazer 1 meia daí volta ao início da receita do ponto.

O casaquinho terminado ficou assim :)

2 comentários on "Casaquinho Lilás do Blog Cores e Agulhas"

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts.

Post Signature

Post Signature