31/05/2015

Meia com Trançado - DROPS #136

Print Friendly and PDF
Olá meus queridos. Eu estou agora gravando peças (ao menos estou tentando) não é fácil, demora, eu fico nervosa e erro, demora para editar, mas aos poucos eu devo melhorar. A primeira aula, eu precisei dividir em duas partes pois é uma peça muito complexa, teve gente demais me pedindo essa receita, pedindo ajuda para entender, ajuda para traduzir, ajuda para explicar a entender a parte que a peça é girada. Isso porque já existe uma aula dessa meia na internet, mas não ajuda muito se você não fala inglês, ou se não tem prática com meias. Eu fiz a versão das meias com agulhas circulares (a versão original é com agulhas de duas pontas e você pode ver aqui).
  Nesse primeiro vídeo, tem o passo a passo da parte da meia, ou seja do pé. Ela ficou (com o fio fino que eu fiz) próprio para pé nº 38 (eu uso 42, então não entrou nem por um decreto) e vocês podem usar fios duplo, ou ainda, usar um fio realmente mais encorpado, que ela cresce por inteiro. No próximo vídeo, terá o trançado que é mais simples, e como costurar tudo e finalizar.
  Depois, eu vou gravar uma versão diferente desta meia, para agulhas retas, beeeeem mais simples, para quem quer uma par de meias com tranças, mas ainda não domina as técnicas.


Vídeo, e edição: Blog-by-day
Receita originalGarnstudio.com 
Vídeo com a aula com agulha duas pontas: https://vimeo.com/107788111 

Materiais:
Fio Premium da Cisne na cor rosa claro.
Agulha circular nº 6
3 marcadores e 3 botões médios.
tesoura, fita métrica, um alfinete de tricô e agulha de tapeçaria.



Caninho:
Coloque 40 pontos nas agulhas.
Faça uma carreira em meia.
Faça uma carreira em tricô.
(repita essas duas carreiras até o trabalho ter 4 cm, no meu caso, foram 8 carreiras). Você deve parar em uma carreira em tricô.

- Conte os 11 primeiros pontos da carreira, e passe todo os outros para um alfinete de tricô.

 Parte de cima da meia:
Trabalhe apenas sobre os 11 primeiros pontos, e logo na primeira carreira, faça 1 aumento no fim e no começo da carreira (faça um aumentos torcendo o fio e colocando o aumento antes dos pontos e no fim de todos eles).
 - 1ª carr: toda em meia.
 - 2ª carr: toda em meia.
  Continue tecendo carreiras em meia do avesso e direito até essa parte da peça tenha 10 cm de altura. Eu contei e deu um total de 22 carreiras.
 Na carreira seguinte, faremos um arremate no começo e um arremate no fim da carreira em meia.

Laterais da meia:
 Gire o trabalho, e pegue os pontos na lateral da parte de cima da meia.  
 Levante 16 pontos na primeira lateral.
  Ao chegar próximo ao alfinete, libere-o e pegue os pontos dele. Basta sair pegando eles em meia, tecendo-os de volta à nova carreira. Agora você chegou próximo à outra lateral da meia. Pegue 16 pontos na segunda lateral da meia. Você ficará com 72 pontos na agulha.

Coloque os marcadores:
Você vai contar os pontos do calcanhar e achar o meio aproximado do calcanhar da peça, colocando um marcador. Depois vai contar o meio aproximado da parte da frente da peça (dedos) para saber o meio e colocar um segundo marcador.
Agora vamos tecer todos os pontos de forma circular. Eu coloquei um terceiro marcador para saber quantas voltas dei.

Diminuições para os dedos e calcanhar:
Essa parte precisa ter 6 cm de altura. Eu então iniciei uma carreira em tricô, seguida por outra em meia. Você repetirá essas duas carreiras, lembrando de fazer 1 diminuição (2pjm) no ponto anterior e posterior dos marcadores, em todas as carreiras em meia.
 Eu contei, e foram 9 carr, na 10ª carreira (que será em meia) fiz o arremate da peça (1m, outro meia, passa  primeiro pontos sobre o segundo).

Costure:
Para finalizar costure a sola com um pedaço do fio do trabalho. Esconda a ponta do fio da costura, e a ponta inicial da peça e pronto.

Trançado do Caninho:
Para o trançado, coloque 22 pontos nas agulhas. Em seguida faça um carreira de pontos meia. Na carreira seguinte faça: 1m, 1 aum, *4m, 1 aum* 1m. Em seguida inicie o trançado:

1ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
2ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.
3ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
4ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.
5ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
6ª carr: 5m, 2t, passe 3 pts para ag aux e seguro-os na frente do trab, 3m, depois 3m sobre os pontos da ag aux, 2t, passe 3 pts para ag aux e seguro-os atrás do trab, 3m, 3m sobre os pts da ag aux, 2t, 5m.
7ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m
8ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.

Repita essas 8 carr 9 vezes (até que a peça atinja 32 cm).
Para finalizar, pare na carr nº 7, e na 8ª faça:
8ª carr: 5m, 2t, 2pjm (3 vezes), 2t, 2pjm (3 vezes), 2t, 5m.

Faça mais duas carreiras em meia, e arremate.

Montagem:
 Pregue 3 botões no caninho, e costure-o como mostrado no vídeo (de forma a formar um folho para o caninho.

 
 
 

Comentários

  1. Parabéns, seu blog é maravilhoso! Estou te seguindo. Deus te abençoe todos os dias. Bj

    ResponderExcluir
  2. Essa meia dá receita é muito pequena como poderia fazer aumentos para ficar igual a dá foto?

    ResponderExcluir
  3. Amooo seus trabalhos e você explica nos mínimos detalhes.Bjsssss

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite!
    Fiquei com uma dúvida na carreira de 8 pontos + 1 pq é a parte que corta no vídeo. Só queria saber se ela é a carreira q continua até o fim ou se é p voltar, formando os 9 e depois fazer uma carreira inteira até o final. A receita escrita pede p voltar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde,

    queria fazer essa meia para minha sobrinha, mas não sei quantos pontos colocar, pois sou iniciante, sera que vc poderia me ajudar, ela tem 3 anos e meio. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou lhe sugerir esses vídeos aqui que podem lhe ajudar: http://blog-by-day.blogspot.com.br/2015/07/ajustando-um-tamanho-de-peca-de-trico.html

      😙😙😙

      Excluir
  6. Boa tarde. Adoro os seus trabalhos. Queria fazer essa meia mas não tenho a agulha circular, queria fazer na agulha reta será que tu poderia me mandar a receita? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol eu gravei ela na versão para agulhas retas :D o post e video estão aqui e no Youtube 😊

      Excluir
  7. Ola, conseguiria fazer esta meia com a agulha reta? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Day,sou a Ray rsrsrs
    Olha só está meia de notinha com botão eu já havia feito um pé é estava indo para o segundo. Você mudou o vídeo neh? Hahaha me dei mal.
    Do perdidinha agora.
    Se puder me mandar um Whatsapp pra me ajudar ...obgada (139 9191 9118)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.