07/03/2016

Gorro com Orelhas Furadinhas :: Receita e Aula #155

Print Friendly and PDF

Essa é uma receita que foi pedida por muitos leitores. Quando eu recebi o e-mail da Eliete comentando que uma amiga seria avó e que ambas não conseguiram compreender essa receita uni o tempo livre de cama por causa de uma gripe, e a dúvida dela para corrigir a receita que na revista ta bem difícil de entender. Não consegui aproveitar o ponto fantasia da revista, tentei, mas realmente é incompreensível, então fiz alterações nas orelhas, e no ponto decorativo para que a peça ficasse fácil de entender e te tecer. Eu espero que vocês gostem, existe outra forma de tecer gorros que espero gravar futuramente. Um abraço.



Créditos e Agradecimentos:
Receita na Revista: Arte com As Mãos Tricô Bebê nº 16 páginas 8 e 9.
Autora da Receita na Revista: Margareth N. Rodrigues
Editora Brasileira: Casa Dois
Dona da Revista: Eliete
Correção da Receita e Alterações: Blog By Day

Tamanho:
Aproximadamente 0 à 6 meses.
Para uma peça de 1 ano, use agulhas nº 4.5 na execução de toda a peça.

Tensão e Medidas Finais:
Um quadrado de 2x2 tem 4 pontos e 6 carr de altura.
A peça tem 13 cm de largura e 13 cm de altura (o gorro) se contar as orelhas ficam 17 cm de altura, se contar as tiras ficam 28 cm totais de altura. Essas medidas são todas na minha tensão e sem blocar a peça ok?

Materiais:
Agulha nº 3 circulares de 60 cm.
Fio: Baby Charm (este veio do site Novelândia).
Tesoura.
Agulha de tapeçaria




Como Fazer: (eu sugiro que você leia o glossário de pontos e técnicas).
Colocar 30 pontos.
- Tecer 4 carr em tricô, arremate sem cortar o fio, colocando 5 pontos ma lateral = 6 pontos na agulha.

Fazer 4 carreiras em tricô.
Na 5ª carr, colocar 1 aumento = 7 pontos. (aumento feito com a agulha esquerda de trás para frente, pegue o fio no meio da carreira e teça-o pela perna da frente em tricô).

Agora fazer:
1ª carr: 3t [laç, 1m, laç] 3t = 9 ptos.
2ª carr: t.

3ª carr: 3t, 1m, [laç, 1m, laç] 1m, 3t = 11 ptos.
4ª carr: t.

5ª carr: 3t, 2m, [laç, 1m, laç] 2m, 3t = 13 ptos.
6ª carr: t.

7ª carr: 3t, 3m, [laç, 1m, laç] 3m, 3t = 15 ptos.
8ª carr: t.

9ª carr: 3t, 4m, [laç, 1m, laç] 4m, 3t = 17 ptos.
10ª carr: t

11ª carr: 3t, 5m, [laç, 1m, laç] 5m, 3t = 19 ptos.
12ª carr: t.

13ª carr: 3t, 6m, [laç, 1m, laç] 6m, 3t = 21 ptos.
14ª carr: t.

Você precisa terminar com 21 pontos na agulha. Reserve e faça outra orelha da mesma forma.
Agora monte 6 pontos na agulha, retome os 21 da orelha, monte 24, retome os 21 da outra orelha, e monta 6 pontos. Fica 6- 21- 24- 21- 6 = 78 pontos.
Teça barra 2/2 por 6 carr.

Agora vamos tecer o ponto fantasia.
Escolhi o Ponto de Massa, a receita dele é a seguinte (eu coloquei 1 pontos em cada borda feita em meia).
1ª carr: m
2ª carr: m
3ª carr: (1m de borda) *1m, 1t * até o fim da peça.
4ª carr: acompanhe o ponto.

Fiz esse ponto por 10 repetições.
Para finalizar, fiz: 1m, *2pjm* 1m.
Na carreira seguinte cortei o fio, passei por dentro dos pontos, costurei a peça. Você pode colocar um pompom ou decorar como desejar. E pronto. Gostaram?




Comentários

  1. Oi Day, tudo bem? Tenho acompanhado seu canal no youtube desde que comecei a tecer e isso tem mais ou menos 6 meses. Tenho muita dificuldade ainda mas já consegui fazer dois sapatinhos lindos. Obrigada pelas dicas, pelos vídeos e pelo amor que você demonstra pela arte de tricotar!! Beijos no seu coração... Sua fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata é um prazer sem tamanho poder fazer parte do seu aprendizado no tricô, fico muito feliz que você já conseguiu inclusive tecer peças como sapatinhos. Eu também agradeço pelo carinho, somos uma verdadeira família Blog-By-Day. Tenho um ótimo natal, muita saúde, paz, alegrias e realizações em 2017.
      Um abraço.
      🎄🎄🎄🎄

      Excluir
  2. queria a receita do gorrinho aviador sem os furinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. gostaria da receita do gorrinho aviador sem os furinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem gostava sem os furos, é possivel? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    Estou querendi fazer esse gorro pela primeira vez.
    Peferia a receita se os furos.
    Quero fazer pro meu afilhado, ele tem 53 de circuferência como faço pra calcular os pontos.
    Obrigada pela ajuda e atenção
    email sheila.ordones@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Pq vc é linda? Ameiiii essa receita. Meu primeiro trabalho em tricô. Eu não sabia nada até conhecer vc. Obrigada :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Day,
    Se eu fizer esse gorrinho com agulha maior, da para uma criança de 5 anos?
    Preciso urgente da sua resposta.
    Bjos e seus trabalhos são lindos, muito bem explicadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de sua amostra, pois não conheço sua tensão. Mas você pode tentar, pois acredito que dará certo sim com agulhas 5 ou 5.5 e fio compatível. Mas novamente, faça uma amostra e os calculos para não ter erro.

      Esse post pode lhe ajudar: http://blog-by-day.blogspot.com.br/2015/07/ajustando-um-tamanho-de-peca-de-trico.html

      Excluir
  8. Dá para fazer com agulha normal de tricô ou tem que ser só a circular?

    ResponderExcluir
  9. Amei sua explicação deu para pegar tudinho obrigada um beijinho

    ResponderExcluir
  10. Repete as 4 últimas carreiras 10 vezes? É isso mesmo? Total de 40 carreiras para finalizar?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber, se posso fazer o gorrinho sem os furinhos, isto quer dizer que é só não fazer as laçadas?

    ResponderExcluir
  12. Olá gostaria da receita sem os furinhos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei... adorei... adorei... nunca fiz gorrinho aviador. Essas orelhinhas sempre me encantaram. Aprendi a fazer trico ainda garotinha. E, aprendendo, vendo quem me ensinava, minha Querida Mãe, de frente, rsss... fiquei canhota no tricô. Via tudo ao inverso. No colégio, qdo finalmente fui ter aulas de trico, minha professora perguntou se eu era canhota. Eu disse que não, e ela não entendia como eu fazia com a mão esquerda se eu não era canhota. Até q depois de ela me perguntar tim-tim-por-tim-tim... e eu explicando como aprendi, ela entendeu. Foi muito engraçado na época, e, minha Mãe, quando soube, ficou chateada, por não ter pensado nisso qdo me ensinou. Pois é, mas coisas assim acontecem. Bem, agora, com você, Lindinha, finalmente aprendi a fazer orelhinhas nos gorrinhos, q na época não cheguei a aprender. Não sei como vou copiar seu vídeo p/meu arquivo, mas, vou tentar, e vou reproduzi-lo até eu acertar. Grata, e que Deus a Abençoe, sempre. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Day,nao sabia aumentar pontos,como vc fez ao lado sem arrematar.Voce explica muito bem!Ja fiz varios pares de sapatinho facil com lastex para doaçao!Amaram.Graças a sua força de vontade de nos ensinar esse lindo trico!Parabens linda!Quero tentar fazer trançado.

    ResponderExcluir
  15. Oi Day, meu pai me pediu para fazer um gorro aviador para ele, só que eu não acho receita para adultos na internet, você pode me ajudar com isso? Como faço para fazer um tamanho para adultos?

    ResponderExcluir
  16. Meu e-mail é srlimadossantos@gmail.com, se você puder mandar uma receita para adultos para o meu e-mail eu agradeço muito!!
    Amo seu trabalho bjoooss!!♥♥♥

    ResponderExcluir
  17. Oi Day fiz o gorrinho ficou maravilhoso o resultado, só modifiquei o começo para não ter que levantar pontos na hora de dar continuidade nas orelhas. Muito obrigada por compartilhar o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Oi gostaria da receita do forró aviador Dennis furinhos

    ResponderExcluir
  19. Só passando mesmo pra dizer que você e nota 1000... Tem mais ou menos 1 mês que tô tecendo direto já fiz 2 cachecol pra minha princesa ( 1 ano e 2 mês) e tô terminando o da minha esposa... Fiz um sapatinho Trinity mais a última carreira de ponto Trinity deu zebra... Mais arrematei e finalizei msm assim... Super feliz por toda paz de espírito q o tricô tem me proporcionado... E graças a você viu

    ResponderExcluir
  20. Oi Day,
    Também queria uma dica de adaptação do gorro para adultos. Só encontro receitas de gorro aviador para bebês
    Amo seu trabalho, você é talentosa e muito simpática. Mantenha-se no seu rumo e tudo vai dar certo.
    Muitas felicidades!!!!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela gentileza de nós ensinar como fazer esse lindo gorro (touca) AVIADOR....
    Muito bem explicada a receita como faze-la.....
    Pode ser feito tudo em tricô sem aquele detalhe na orelhinha ?
    Fico no aguardo da sua resposta.....Agradecida.....abraços...

    ResponderExcluir
  22. Olá Day
    Já teci dois gorrinhos desse. Ficaram lindos como o seu. Agora quero tecer de cima para baixo, como você disse que postaria,procurei no you tube, mas não encontrei.
    Voc^já postou?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.