28/05/2017

Gorro Simples em Agulhas Retas de Tricô :: Receita + Vídeo #178

Print Friendly and PDF






Olá amigos, tudo bem? Hoje eu venho compartilhar com vocês uma receita bem para iniciantes, que vocês podem fazer para amigos, familiares ou doação. Gasta bem pouco fio e você tem um gorrinho que serve em homens e mulheres. Como vocês pediram, essa é a versão para agulhas retas, eu farei um segundo vídeo, ensinando gorrinho igual a esse na agulha circular.

Se você tem Youtube, não deixe de dar um joinha nesse vídeo lá e apoiar meu trabalho. Eu ficarei muito agradecida. No mais eu deixo vocês com um beijo enorme no coração, fiquem todos com Deus e até o próximo post.









Materiais:
1 novelo do Fio Folia da Círculo cor 9205 - 500 tex - 100 g - 200 m - 100% acrílico
Agulhas retas para tricô nº 6 mm
Agulha de Tapeçaria
Tesoura


Amostra:
um quadrado de 5 cm x 5 cm
(feito em ponto meia do direito e avesso)
7 pontos na base x 7 carreiras de altura


Medidas Finais:
23 cm de altura (com o gorro desdobrado)
21 cm de largura
10.5 cm de barra


Tamanho:
O gorro é de tamanho único, para adultos com uma média de 92 cm de diâmetro de crânio.

Créditos:
Vídeo, Fotos, Receita: Blog-By-Day.blogspot.com
⇠ por favor, não retire os créditos ao copiar / compartilhar essa receita ⇢

Como Fazer:
Coloque 66 pontos na agulha.
1ª carr: 1m *1m, 1t* 1m.
2ª carr: 1m *1m, 1t* 1m.
Siga repetindo essas duas carreiras até chegar na carreira nº 22 e pare.

23ª carr: toda em ponto meia.
24ª carr: toda em ponto meia.
Siga repetindo essas duas carreiras até chegar na carreira nº 44 e pare.

Diminuições:
45ª carr: 1m *6m, 2pjm* 1m
46ª carr: toda em ponto meia.
47ª carr: 1m *5m, 2pjm* 1m
48ª carr: toda em ponto meia.
49ª carr: 1m *4m, 2pjm* 1m
50ª carr: toda em ponto meia.
51ª carr: 1m *3m, 2pjm* 1m
52ª carr: toda em ponto meia.
53ª carr: 1m *2m, 2pjm* 1m
54ª carr: 1m, *1m, 2pjm* 1m
55ª carr: 1m *2pjm* 1m

Ficam 10 pontos na agulha.
Deixe 60 cm de fio, corte, passe por dentro de todos os pontos e costure (eu mostrei em detalhes como fazer isso no vídeo, sem edição).

Para o Pompom:
Eu gravei aqui como fazer um pompom em tricô e no vídeo dei detalhes de como aplicar.


✯✯✯




Para os amigos que querem ver ele sendo usado, para ver o tamanho e caimento, eu adicionei esse vídeo no Instagram do blog. Eu uso ele da seguinte forma:




Observação Importante:

Amigos, alguns leitores me perguntaram da diferença do meu gorro azul para meu gorro roxo. Eu fiz um detalhe diferente sim, e vou postar aqui a receita do azul (que fica mais folgado e fica em ponto meia ok?)

Pra você fazer como o meu azul, eu recomendo que você teça com agulha nº 7 caso seu ponto seja apertado... teça a barra igual eu fiz ma receita acima, depois na car 23, você fará ponto meia, e na 24 ponto tricô. Repita essas duas carreiras até a carr 44. Em seguida, faça as carreiras 45 à 55 (fazendo nas carreiras PARES ou seja, 46, 48, 50, 52, 54, ponto tricô). É um detalhe, mas eu decidi postar aqui depois que alguns amigos pediram que eu explicasse (e eu não havia percebido que fiz isso de diferente, me desculpem, eu teci tantos gorros desse nesse inverno que acabo me perdendo as vezes).

Comentários

  1. Estou esperando a receita para agulhas circulares.Obrigada.Ah!se tiver outras ou puder indicar onde encontrar, agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Flor 🌺 suas receitas são incríveis!! Parabéns pela disposição de repassar e ensinar, obrigada.
    Queria um max colete!! Faz por favor! Obrigada 😘

    ResponderExcluir
  3. Gostaria De saber quantos Pontos coloco na agulha Para uma Criança De 3/4 Anos.

    ResponderExcluir
  4. gostaria que você fizesse uma saia de lã agora pra esse inverno pra usar com bota,se puder desde já agradeço,beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanderleia, farei quando possível ok? Obrigada pela visitinha e sugestão.
      Um abraço.
      🌼

      Excluir
  5. FIZ FICOU LINDO É O SEGUNDO GORRO QUE FAÇO NA VIDA,PRIMEIRO DE ADULTO,AMEI MUITO OBGD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que deu certo 😊
      Um abraço enorme.

      Excluir
  6. Amei.... Vídeo muito bem explicadinho, minha primeira peça em tricô, ficou lindo o gorrinho!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se poderia fazer com o fio barroco da círculo?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se poderia fazer com o fio barroco da círculo?

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se poderia fazer com o fio barroco da círculo?

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite

    gosto muito das suas aulas,tenho uma duvida agora que comecei a fazer trico.
    sou novata,essa touca sua como eu consigo fazer para diminuir para uma criança de 4 anos.
    uma amiga viu e pediu para fazer para ela.
    e a regra que vc ensinou para fazer e calcular peças serve para touca também.

    KARINA LIODORO

    ResponderExcluir
  11. Adoro suas aulas peças lindas e você também é bela que os anjos te protejam🤗🤗🤗🤗Benne

    ResponderExcluir
  12. o meu não ficou soltinho, ele ficou super justinho na cabeça, nem fiz o pompom por isso.
    O que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, eu já lhe respondi pelo Youtube (a gente viu que foi a falta de uma amostra), mas vou deixar a resposta aqui para ajudar quem mais precisar:

      Dani, é preciso ver:
      1. você mediu sua amostra? ela deu quantos pontos x carr? (eu deixei a amostra na receita escrita)
      2. você tem a personalidade forte? escreve com a mão firme, tece com a mão bem forte?
      3. usou a mesma numeração de agulha e fio da receita ou compatível com a amostra?
      Isso porque geralmente é aqui que as peças ficam menores, mais justas e com pontos mais justinhos. Eu tenho uma mão muito folgada, meus pontos são muito soltos, e minhas peças terminam grandes, moles e maleáveis.
      - Day

      Excluir
  13. Day!!!! Sou iniciante, e achei super facil! Posso fazer com agulha de numero 4? Ou dá errado? Obrigada desde ja, parabens pelas suas explicações, dá pra entender tudo perfeitamente! To amando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com agulhas 4 eu recomendo tecer com 88 pontos e não 66 pra ele ficar bem folgadinho ok?
      Na dúvida, faça uma amostra e calcule o ajuste dos pontos como eu falo na aula de amostra.
      Um abraço. :)

      Excluir
    2. Obrigada day! tá dando trabalho, mas to tentando!

      Excluir
    3. Da trabalho mesmo!Eu ja fiz e desmanchei 6 vezez

      Excluir
  14. Guria do céu!!! Você está me dando uma baita ajuda com seus vídeos, sou iniciante e acabei de assistir os videos que vc ensina a ajustar as peças ao nosso gosto. Estou tentando iniciar este gorro. Só que eu não moro no Brasil e não consigo achar uma lã exatamente igual a que vc usou, então vou trabalhar com a que tenho aqui. Como diz vc: não é porque a fio não 'existe mais' que a receita acaba por ali. Neste caso aqui a sua amostra de 5 por 5 são de 7 por 7 pontos. Mas meu fio é mais fino que o seu. Notei isso porque minha amostra tá dando só 3,5 cm a cada 7 pontos. Vi que o meu novelo é de 100gr mas faz 230 metros eqto que o seu faz 200m... então já sei que estou com um fio mais fino. O problema é que qdo eu tento fazer com a agulha 6,5 fica uns buracos na malha... ou seja aumentar o numero da agulha não dá. Tentei fazer fio duplo. Mas aí o gorro vai ficar muito grosso e eu quero uma coisa bem soltinha e leve... Eu não queria ter que mexer nos pontos da receita pq eu tenho medo de fazer errado e sim adaptar meu fio e minhas agulhas pra obter uma amostra igualzinha a sua. O que eu faço da minha vidinha? Essas são as confissões de uma tricoteira de primeira viagem... Um grande abraço. E obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, ao usar o fio mais fino, use também agulhas mais finas, e faça nesses dois uma amostra nova. Basta isso. Dai vc mede e vê quantos pontos terá que colocar para ter aquela medida que tem naa receita original. Sempre que usar fio mais finos, as agulhas deverão ser mais finas para que não fique uma trama muito folgada e buracuda entendeu? ^^

      Excluir
  15. To conseguindo! Comprei agulhas numero 6, porque na 4 é pessimo de fazer!!! Vai sair!! hahahaha
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  16. A amostra dos dois lados são em ponto meia ou , o avesso é em tricô?

    ResponderExcluir
  17. A amostra e feita de meia e tricô ou só o ponto meia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é feita em ponto de malha (direito em meia e avesso em tricô) 😊

      Excluir
  18. Oi Day! Estou aprendendo a tricotar com seus vídeos e comecei a fazer essa touca, mas estou seguindo as indicações pra fazê-la soltinha. Quando fizer as carreiras de 45 a 55 sigo fazendo as diminuições nas carreiras ímpares como na receita, é isso mesmo? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lie, é isso mesmo. Depois de tecer a peça toda, a gente faz o topo que são as carreiras 45 à 55, e nelas a gente vai fazendo as diminuições que pode ser nas carreiras ímpares ou nas pares (você pode escolher, mas siga sempre fazendo ou nas ímpares ou nas pares até o fim ok ^^ ❤

      Excluir
  19. Amei a receita! Fiz meu primeiro gorro com ela, até então só tinha feito 3 cachecóis.

    ResponderExcluir
  20. Day,estou tentando fazer uma boina caida pra mim,mas n consigo fazer a barra por 7 cm 2/2.Minha circunferencia deu 65 cm,largura,44,altura 28 cm.Me ensina calcular pra saber quantos pontos devo colocar?E posso usar agulha reta 4.5 com la da mollet? Beijos!

    ResponderExcluir
  21. oi flor, gosto muito dos seu videos estou aprendendo a tricotar com vc, já fiz o cachecol ondas do mar que vc ensinou, e gostaria de saber se posso utilizar a linha barroco multicolor para tricotar esse gorro?

    ResponderExcluir
  22. Não sei se alguem ja comentou, mas na receita diz 92cm de diâmetro, acho que na verdade voce quis dizer 52 cm, certo?

    ResponderExcluir
  23. Eu sou iniciante.
    O que significa o * na receita?
    Ex: 1m *1m*,1t*...
    Não entendi!��

    ResponderExcluir
  24. Olá Day... Já tinha tentado aprender quando era mais nova, mas nunca conseguia conciliar meus horários com as aulas... recomecei só agora e, felizmente, hoje em dia tem bastante gente que compartilha suas produções e saberes online, mas gosto particularmente do seu blog/trabalho e da forma como produz os vídeos e organiza os conteúdos... tudo muito didático e serei sempre grata! Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Fiz meu primeiro gorro...estou muito feliz por isso(pensei q nunca fosse conseguir). Amei essa receita.Ja vendi ele no outro dia e tenho mais encomendas de amigos(alguma dica de quanto posso cobrar nele?)
    Muito obrigada.
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  26. Oiii Day adoro suas aulas, eu fiz esse gorro com a agulha 6 usando o novelo Barroco da Circulo, mas ficou enorme, não consigo encontrar onde errei! Um beijooo!!

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Oi Day, tudo bem?
    Então, quero saber como aumentar o comprimento e a largura? Se a quantidade de pontos colocado na montagem é tamanho único ou tenho que saber a circunferência da cabeça da pessoa para fazer a montagem de pontos na agulha? E como alterar o comprimento (cm) do gorrinho?

    Ahhhh Day Se eu for tecer o gorrinho é na agulha 5 (rosa)!

    ResponderExcluir
  29. Oi Day, tudo bem?
    Essa informação importante que você colocou eu não entendi muito bem, o que eu entendi seria que as diminuições passaria de meia para tricô! É isso?
    Teria como gravar um vídeo explicando como fez o Gorro Azul?

    ResponderExcluir
  30. oi gostaria de saber se usar agulha nº 5 no lugar da nº 6 que é a você fala pra usar se dará muita diferença ou posso usar normalmente?

    ResponderExcluir
  31. Oi, estou querendo fazer um gorro para minha sogra, o diâmetro da cabeça dela é de 54cm, como faço para reduzir o número de pontos?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila. Essa peça eu faço com os pontos MUITO folgadinhos. Se você tiver os pontos mais apertados, talvez nem seja necessário mudanças. Esse é um gorro para adultos com tamanho padrão. Eu lhe recomendo que você faça ele sem nenhuma mudança, veja se ele ficou muito maior do que precisa, e aí sim faça as regra de 3 com as medidas do que você obteve.

      Eu ensino a regra de 3 nesse post aqui: https://blog-by-day.blogspot.com/2015/07/ajustando-um-tamanho-de-peca-de-trico.html

      Um abraço.

      Excluir
  32. Se eu tiver os mesmos materiais que você, ainda assim preciso fazer a amostra?

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Day! Primeiramente, quero agradecer e parabenizar seus vídeos. Através de suas excelentes aulas, comecei a tricotar há uma semana. E, apesar dos muitos erros iniciais, já estou no meu segundo cachecol e querendo fazer um gorrinho para uma sobrinha da minha namorada que nasceu ontem. Por isso eu te pergunto se tem alguma medida ou receita para bebês no seu blog (eu não achei). Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um esclarecimento: quero fazer esta receita em específico num tamanho que dê para um bebê. Conforme mencionei, faz pouco tempo que estou tricotando e ainda tenho dificuldade com pontos e padrões mais complexos (como os das outras receitas que estão no blog). E estava pensando em reduzir todas as medidas da receita em 1/4. O que você acha?

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.