Coletinho Colibri :: Blog By Day





      Oi gente tudo bem? A receita de hoje eu fiz com muito carinho para as vovós que amam tecer peças para seus familiares. Eu espero muito que vocês gostem, se copiarem ou fizerem a peça não deixem de me marcar #blogbyday pra que eu possa ver o trabalho de vocês e por favor, não esqueçam os créditos aqui para o blog pois da um trabalhão fazer esses posts com vídeo.
     Eu o batizei esta peça de Colete Colibri, pois o colibri é o nosso querido beija-flor, uma ave pequena que é para muitos é o mensageiro dos deuses. Ele significa renascimento, delicadeza e cura. Um abraço enorme!

Tamanho:
Altura: 31 cm do ombro à base.
Largura do peito: 31 cm.
Idade Aproximada: 1 ano à 2 anos.

Amostra:
1 quadrado de 5 cm x 5 cm tem:
10 pontos na base e 15 carreiras de altura.
Fiz com agulha e material desta receita.

Materiais:
Agulha de tricô retas nº 4.5 mm.
Fio Barroco Maxcolor nº 4 Marrom (post sobre esse fio aqui).
Tesoura.
Agulha para Tapeçaria.

Crédito:
Receita, Vídeo e Fotos: Blog-By-Day
Agradecimento do Fio: empresa Círculo

Frente:
Colocar 59 pontos nas agulhas.
1ª carr: 1t *2t, 1m* 1t.
2ª carr: 1t *1t, 2m* 1t.
3ª carr: 1t *2t, 1m* 1t.
4ª carr: 1t *1t, 2m* 1t.
5ª carr: 1t *2t, 1m* 1t.
6ª carr: 1t *1t, 2m* 1t.
7ª carr: 1t *2t, 1m* 1t.
8ª carr: 1t *1t, 2m* 1t.

Vamos agora fazer o peito:
1ª carr: 5t, 1m *laç, 4m, 1 mate duplo, 4m, laç, 1m* 5t.
2ª carr: toda em tricô.
3ª carr: 5t, 2m *laç, 3m, 1 mate duplo, 3m, laç, 3m* terminando com 2m, 5t.
4ª carr: toda em tricô.
5ª carr: 5t, 3m *laç, 2m, 1 mate duplo, 2m, laç, 5m* terminando com 3m, 5t.
6ª carr: toda em tricô.
7ª carr: 5t, 4m *laç, 1m, 1 mate duplo, 1m, laç, 7m* terminando com 4m,  5t.
8ª carr: toda em tricô.
9ª carr: 5t, 5m *laç, 1 mate duplo, laç, 9m* terminando com 5m, 5t.
10ª carr: toda em tricô.

Ao terminar a 10ª carreira, faça mais 4 vezes as carreiras do desenho (de 1 à 10), ou seja, eu fiz 5 repetições totais do desenho.

Em seguida, faça 9 carreiras em tricô.
Na 10ª carreira, faça 14 tricô, arremate os pontos 31 pontos centrais deixando os últimos 14 pontos finais da carreira, que também serão em tricô. Dessa forma temos um ombro, e outro ombro já iniciado e os pontos do decote já arrematados.

Ombro Direito:
Vamos tecer em cordões de tricô.
1ª carr (dir): todos os pontos em tricô.
2ª carr (ave): 1 sem fazer em tricô, todos os outros pontos em tricô.
Eu repeti apenas essas 2 últimas carreiras até chegar na carreira 12.
 Em seguida vamos arrematar em tricô.

Ombro Esquerdo:
Faça a emenda do fio e faça:
1ª carreira: toda em tricô.
Em seguida vamos fazer as duas carreiras do ombro:
2ª carr (ave): toda em tricô.
3ª carr (dir) 1 sem fazer em tricô, o restante em tricô.
 Repita as últimas duas carreiras até chegar na 12ª carreira e arremate como no primeiro ombro.

Acabamento:
Vamos fechar os ombros costurando de dentro pra fora.
Em seguida, vamos marcar o 9º cordão que fica a aproximadamente 10 cm de altura do ombro à base. Essa vai ser a altura pra subir os pontos na parte da frente e na parte das costas.
 Delimitada nossa cava, vamos subir 40 pontos e tecer uma barra:
1ª carr: *1t, 1m*
2ª carr: *1t, 1m*
3ª carr: *1t, 1m*
4ª carr: arremate acompanhando o ponto.

Costura:
Vamos costurar a lateral esquerda e direita, e sem seguida esconder as pontas de todos os fios. Prontinho, espero que seu coletinho tenha ficado lindo.






Day, Como Ajustar o Tamanho Dessa Peça?
Como eu sempre digo, o ideal é você ler esse post e fazer o ajuste baseado em sua amostra (como eu falo ensino nesse post) para que dessa forma a peça fique certinha no tamanho que você deseja, mas eu entendo que você pode ter dificuldade nisso então aqui vão orientações para ajudar a diminuir ou aumentar o tamanho. Espero que ajude. 

Recém nascido: você vai tecer de mesma forma que eu fiz só que vai usar agulhas nº 3.0 na peça toda e fio para bebê (lã) ou Anne (uma perninha só).

0-3 meses (aproximadamente): você vai tecer da mesma forma que eu só que vai usar agulhas nº 3.5 na peça toda e fio para bebê (lã) ou fio indicado para agulhas nº 3.5.

6 meses (aproximadamente): você vai tecer da mesma forma que eu só que vai usar agulhas nº 4 e fio indicado para essa numeração de agulha (pode ser lã ou pode ser algodão).

2 anos (aproximadamente): você vai tecer a peça quase da mesma forma que eu só que vai usar agulhas nº 5.  No peito fará 6 repetições do ponto decorativo. Na hora da cava marque ao invés do 9º cordão, o 11º cordão e faça o acabamento do ombro da mesma forma.

7 comentários :

  1. Day Adoro seu blog e seus trabalhos!
    Gostaria de saber onde vc comprou essas agulhar circulares, não me dou mto bem com a agulha reta... aqui na minha cidade achei para comprar porem o fio é mto grande.
    Será que consigo encontrar igual a sua em algum site?
    Obrigada! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Di, na minha aula 9 de tricô pra iniciantes eu falo só sobre as minhas agulhas https://www.youtube.com/watch?v=fStWU4mF8Ag&t=8s

      O bom é que o pessoal comentou bastante no vídeo onde comprar agulhas boas em diversas cidades do Brasil. Espero que o vídeo ajude.

      Excluir
  2. Day eu queria fazer em um tamanho menor mas ainda tenho dificuldade com a amostra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce, eu lhe ajudo.
      Pra fazer beeeem pequena (tipo recém nascido), faça toda a peça com agulhas nº 3 e fio Para bebê.
      Para fazer um pouquinho maior (tipo 2, 3 meses), faça a peça toda com agulhas nº 3.5 e fio para bebê.

      Vou colocar na receita escrita indicações pra aumentar e diminuir a peça ok :)
      Um abraço.
      😊

      Excluir
  3. gosto dos seus trabalhos e da forma que você explica. Lidia Rosa
    meu email é lidroan@gmail.com. abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts.

Copyright © 2017 Blog By Day | Caixa Postal 711, Cep 71510-970, Brasília, DF. | Pai abençoe cada pessoa que aqui passar, e faz deste blog um instrumento de amor ao próximo.