Colete Masculino em Tricô :: Passo a Passo

Bom dia amigos, tudo bem? Este é um post que eu vou escrevendo enquanto estou tecendo, para que a gente possa tecer juntos. A receita e vídeo vai aparecendo e nesse meio tempo você pode ir comentando, postando dúvidas, pois chegaremos na peça final juntos, assim eu posso dar mais atenção à você. Nesta primeira aula, vamos começar nosso colete masculino, que você pode tecer para tamanho P, M, G, GG e GGG). Eu estou tecendo em G.

Receita Original: por Jodi Lewanda.
Tradução, e Detalhamento da Receita: Day (Blog-By-Day)
Fotos, Passo a Passo e Versão Brasileira: Day (Blog-By-Day).
 ↣  Por favor não retire os créditos ao copiar/compartilhar esta receita.  ↢

Medidas:
Essa receita está disponível no tamanho P (e entre parênteses as orientações para os tamanhos M, G, GG e GGG).
Medidas Finais: (em breve)
Peito: 93 cm (104, 111, 121, 132 cm)
Altura: 60 cm (66, 68, 71, 73 cm).

Meus Materiais:
Eu (Day) utilizei os seguintes materiais:
 - Fio Alice da Círculo. (acho que 3 serão necessários).
 - Agulhas para tricô nº 5 mm.
 - Tesoura
 - Agulha de tapeçaria.
 - Fita métrica.
 - Marcadores.
 - Alfinete de segurança.

Minha Amostra:
- 7 pontos, 10 carreiras.
Fiz uma amostra de 5 cm x 5 cm com Alice e agulha 5mm.

Pontos Especiais:
1 Aum: significa 1 aumento = levante o fio entre as agulhas para a agulha esquerda e tricote pela perna de trás, cruzando o fio e evitando que ele forme um buraco.
Mate simples = 2 pontos sem fazer em meia, devolver para agulha esquerda e tecer juntos pela perna de trás.

AULA 01

Costas:
Monte 77 ptos (85, 93, 101, 109 pts).
Faça barra 1/1 até a peça ter 5 cm (5, 5, 6, 7 cm) do começo terminando em uma carreira ímpar.
1ª carr (direito): 1m *1t, 1m* até o fim da carreira.
2ª carr: 1t *1m, 1t* até o fim da carreira.
Siga fazendo essas duas arreiras até o tamanho da barra. Na última carreira da barra, pelo avesso, na carreira par faça: 1t  , 1 aum *1m, 1t* até o fim da carreira, totalizando = 78 pts (86, 94, 102, 110 pts).

Faça as carreiras 1 à 8 do ponto retrô e siga tecendo essas 8 carrerias até o trabalho ter 35cm (40, 43, 44, 45 cm).

Ponto Retrô:
1ª carr: toda em meia.
2ª carr: toda em tricô.
3ª carr: 2m, 2t *6m, 2t* 2m.
4ª carr: 2t, 2m *6t, 2m* 2t.
5ª carr: toda em meia.
6ª carr: toda em tricô.
7ª carr: 6m *2t, 6m*.
8ª carr: 6t *2m, 6t*.

Cavas: 
Para as cavas a gente vai manter o desenho para que ele não fique desencontrado e vamos fazer o arremate de pontos no começo das carrerias da seguinte forma:
Arremate os 3 pontos (4, 5, 6, 7 pontos) das próximas 2 carreiras.
Após o arremate você terá 72 pontos (78, 84, 90, 96 pontos) totais na sua agulha.

Próxima Carreira: 1m, 2pjm, 2m, 2t *6m, 2t* até os últimos 3 pontos, mate simples, 1m.
Totalizando agora: 70 pontos (76, 82, 88, 94 pontos) totais na agulha.
Próxima carreira: 4t, 2m *6t, 2m* 4t.

AULA 02

Repetir as últimas 2 carreiras 4 vezes  (5, 6, 7, 8 vezes mais) = Totalizando 62 (66, 70, 74, 78) pontos.

1ª vez:
5ª carr: 1m, 2pjm *todos os pontos em meia*  até os últimos 3 pontos, mate simples, 1m.
6ª carr: toda em tricô.

2ª vez:
7ª carr: 1m, 2pjm, 4m *2t, 6m*  até os últimos 3 pontos, mate simples, 1m.
6ª carr: toda em tricô. *6t, 2m*

3ª vez:
1ª carr: 1m, 2pjm *todos os pontos em meia*  até os últimos 3 pontos, mate simples, 1m.
2ª carr: toda em tricô.

4ª vez:
3ª carr: 1m, 2pjm *6m, 2t*  até os últimos 3 pontos, mate simples, 1m.
4ª carr: 8t *2m, 6t* 8t.

5ª vez:
5ª carr:  1m, 2pjm *todos os pontos em meia*  até os últimos 3 pontos, mate simples, 1m.
6ª carr:  toda em tricô.

6ª vez:
7ª carr:  1m, 2pjm *2t, 6m *  até os últimos 3 pontos, mate simples, 1m.
8ª carr: 2t, 2m *6t, 2m* até os últimos 4 pontos, terminando com com 2m, 2t.

Agora siga trabalhando o ponto decorativo até que o decote dos braços tenha 20 cm (22, 24, 25, 26 cm) parando pelo direito da peça (eu fiz mais seis repetições das carreiras 1 à 8 para ter esses 24 cm). Portanto faremos o desenho da seguinte forma:

1ª carr (direito) todos os pontos em meia.
2ª carr: tricô.
3ª carr: *6m, 2t*.
4ª carr: *6t, 2m*.
5ª carr: meia.
6ª carr: tricô.
7ª carr: 2m, 2t *6m, 2t*.
8ª carr: 2t, 2m *6t, 2m*.
Repetir da 1ª à 8ª carreira.

Ombro 1: 
Trabalhe no ponto decorativo nos primeiros 16 (17, 18, 19, 20) pontos para o primeiro ombro. Para isso faremos as seguintes carreiras:

1ª carr (direito): todos os pontos em meia.
2ª carr: tricô.
3ª carr: *6m, 2t, 6m, 1t, até os últimos 3 pontos e fazer, 2pjm, 1m. (total de 15, 16, 17, 18, 19 pontos).
4ª carr: 2t, 1m, 6t, 2m, 6t.
5ª carr: Arrematar os 8 (8, 9, 9, 10) primeiros pontos e seguir em meia. (total de 7, 8, 8, 9, 9 pontos).
6ª carr: tricô
7ª carr: Arremate todos os pontos.

Arremate os 30 (32, 34, 36, 38) pontos centrais para o pescoço.

Ombro 2: 
Trabalhe no ponto decorativo nos últimos 16 (17, 18, 19, 20) pontos para o segundo ombro. Para isso faremos as seguintes carreiras:

1ª carr (direito): todos os pontos em meia.
2ª carr: tricô.
3ª carr: 1m, mate simples, 1t, 6m, 2t, 6m. (total de 15, 16, 17, 18, 19 pontos).
4ª carr: 6t, 2m, 6t, 1m, 2t
5ª carr: meia
6ª carr: Arrematar os 8 (8, 9, 9, 10) primeiros pontos e seguir em tricô. (total de 7, 8, 8, 9, 9 pontos).
7ª carr: Arremate todos os pontos.

AULA 03
Frente

 Monte 77 ptos (85, 93, 101, 109 pts).
Faça barra 1/1 até a peça ter 5 cm (5, 5, 6, 7 cm) do começo terminando em uma carreira ímpar.
1ª carr (direito): 1m *1t, 1m* até o fim da carreira.
2ª carr: 1t *1m, 1t* até o fim da carreira.
Siga fazendo essas duas arreiras até o tamanho da barra. Na última carreira da barra, pelo avesso, na carreira par faça: 1t  , 1 aum *1m, 1t* até o fim da carreira, totalizando = 78 pts (86, 94, 102, 110 pts).

Vamos começar agora o ponto decorativo pela 5ª carreira. Ou seja, faremos:
5ª carr: meia.
6ª carr: tricô.
7ª carr: 6m *2t, 6m* até o fim da carreira.
8ª carr: 6t *2m, 6t* até o fim da carreira.

Agora faça as carreiras 1 à 8 do ponto retrô e siga tecendo essas 8 carrerias até o trabalho ter 35cm (40, 43, 44, 45 cm).

1ª carr (direito) todos os pontos em meia.
2ª carr: tricô.
3ª carr: 2m, 2t *6m, 2t* até os ults 2 pts, 2m.
4ª carr: 2t, 2m *6t, 2m* até os ults 2 pts, 2t.
5ª carr: meia.
6ª carr: tricô
7ª carr: 6m *2t, 6m* até o fim da carreira.
8ª carr: 6t *2m, 6t* até o fim da carreira.

12 comentários :

  1. Adoro os seus vídeos e suas receitas.... E gostaria de dar uma sugestão (colocar o tex do fio usado) assim fica mais fácil pra su substituir.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, obrigada pela visita e pelo comentário.
      Para ter todas as informações do fio basta clicar no nome do fio (ou na tag dele) que aparece o post com nome, tex, metragem, cor, fotos, resenha, indicações, nota e mais postagens com esse fio :)

      Excluir
  2. Nossa.... não tinha percebido, super legal. Obrigada pela atenção.
    Eu tava procurando aqui no blog algum casaco com gola rolê (acho que é esse o nome), mas não encontrei. Tá aí uma sugestão/pedido de vídeo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Como faço para saber qual tamanho fazer? Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo da receita tem as meididas do peito e altura :)

      Excluir
  4. Para cava colete 12 anos quantos pontos uso, 3, 2 e 1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é necessário fazer um amostra, pegar as medidas e receita e fazer regra de 3 para as medidas dos 12 anos. Infelizmente não tenho essa amostra, mas tenho vídeos e posts sobre como executar esse cálculo :)

      Excluir
  5. Mais uma generosidade sua, um projeto lindo, quando puder, poderia fazer um projeto desses de uma blusa top down fechada e/ou aberta? Acho mais facil fazer começando pelo pescoço por causa dos meus ombros largos, desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, obrigada pelo carinho. Eu estou achando mais fácil fazer vídeos assim, tenho trabalhado muito na escola e acho que ir gravando e postando é mais fácil de administrar e consigo responder melhor os leitores. Blusas e outras peças eu farei na sequencia com prazer. Um abraço.

      Excluir
  6. Amei a receita Day, vou fazer pro marido, ele está me pedindo uma desde o ano passado. hehehe. Aprendi a tricotar com os seus videos, já fiz algumas mantas, casaquinhos de bebê, meias, sapatinhos e a roupa PET <3.

    Eu gostaria de colocar mangas nesse colete, vou tentar, indica quantos novelos pras mangas compridas?

    ResponderExcluir
  7. teria como colocar manga pq já faz muito tempo que estou querendo fazer uma blusa masculina mais não encontro vídeo

    ResponderExcluir
  8. Oi! Comecei a assistir seus vídeos recentemente e acho que vc explica super bem! Depois de algumas tentativas frustadas consegui finalizar as costas do colete! ^_^ Vc é super didática e está de parabéns. Vi um colete feminino longo (aberto) com bolsos na net esses dias, se vc conseguisse postar um vídeo com algo assim iria adorar!

    ResponderExcluir

Copyright © 2017 Blog By Day | Caixa Postal 711, Cep 71510-970, Brasília, DF. | Pai abençoe cada pessoa que aqui passar, e faz deste blog um instrumento de amor ao próximo.