18/03/2019

Blusão Calêndula para Bebê no Tricô :: Receita e Vídeo #224

Print Friendly and PDF
.



Olá amigos. Essa última semana eu fiz um casaquinho de bebê bem clássico. É uma peça fechada, com mangas longas, gola redonda e detalhes de flores que vem do fio que escolhi usar. Abaixo eu vou deixar receita e vídeo (que dividi em parte 1 e 2) aqui no blog tem mais casacos de tricô, mais receitas para bebês ou ainda todas as categorias de receitas de tricô disponíveis aqui no blog. Espero que gostem. Um abraço!



Materiais:
- 1 novelo de Fio Print Baby da Círculo cor 9606
- Agulhas de tricô nº 4.5 mm

Amostra:
um quadrado de 5cm x 5 cm tem:
8 pontos x 10 carreiras
fiz em ponto de malha com os materiais dessa receita.

Medidas Finais:
32 cm de altura (do ombro à cintura).
36 cm de largura (peito).
18 cm (altura da cava).
27 cm (altura do decote).
24 cm (largura da manga).
26 cm (manga).

Tamanho:
9-12 meses aproximadamente.

Créditos:
Receita de Base: Eu usei como base uma receita da revista Tricô Bebê nº 9, ano desconhecido, editora Casa Dois, página 28. Fiz alterações nas proporções da peça, mangas e receita escrita.
Vídeo, Fotos, Correção e Nova Versão da Receita: Blog-By-Day.blogspot.com
⇠ por favor, não retire os créditos ao copiar / compartilhar essa receita ⇢

Costas:
Colocar 62 pontos nas agulhas.
1ª carr: *1t, 1m*.
2ª carr: *1t, 1m*.
Repetir as carreiras 1 e 2 parando após a 6ª carreira.

Em seguida fazer ponto de malha para o corpo da peça:
7ª carr: todos os pontos em meia.
8ª carr: todos os pontos em tricô.
Repetir as carreiras 7 e 8 parando após a 34ª carreira.

Para a cava eu arrematei 7 pontos em cada lado da seguinte forma:
35ª carr: arrematar 7 pontos em meia, seguir os pontos em meia. = 55
36ª carr: arrematar 7 pontos em tricô, seguir os pontos em tricô. = 48

Em seguida, continuar tecendo em ponto de malha:
37ª carr: todos os pontos em meia.
38ª carr: todos os pontos em tricô.
Repetir as carreiras 37 e 38 parando após a 65ª carreira.
Arrematei.

Frente:
Colocar 62 pontos nas agulhas.
1ª carr: *1t, 1m*.
2ª carr: *1t, 1m*.
Repetir as carreiras 1 e 2 parando após a 6ª carreira.

Em seguida fazer ponto de malha para o corpo da peça:
7ª carr: todos os pontos em meia.
8ª carr: todos os pontos em tricô.
Repetir as carreiras 7 e 8 parando após a 34ª carreira.

Para a cava eu arrematei 7 pontos em cada lado da seguinte forma:
35ª carr: arrematar 7 pontos em meia, seguir os pontos em meia. = 55
36ª carr: arrematar 7 pontos em tricô, seguir os pontos em tricô. = 48

Em seguida, continue tecendo em ponto de malha:
37ª carr: todos os pontos em meia.
38ª carr: todos os pontos em tricô.
Repetir as carreiras 37 e 38 parando após a 54ª carreira.
55ª carr: vamos separar os 6 pontos centrais da carreira contando 21 pontos, 6 pontos centrais e 21 pontos finais. Na 55ª carreira, faremos, 21m, e deixaremos os próximos 6 pontos centrais em meia, 21 pontos finais (todos em espera).

Ombro Esquerdo:
55ª carr: meia até o 1º marcador (giro o trab).
56ª carr: mate simples em tricô (3 vezes), o restante em tricô.
57ª carr: todos os pontos em meia.
58ª carr: mate simples em tricô (2 vezes), o restante em tricô.
59ª carr: todos os pontos em meia.
60ª carr: mate simples em tricô, o restante em tricô.
61ª carr: todos os pontos em meia.
62ª carr: todos os pontos em tricô.
63ª carr: todos os pontos em meia.
64ª carr: todos os pontos em tricô.
65ª carr: arrematei.

Vamos agora fazer a emenda do fio, e arrematar em meia os 6 pontos centrais fazendo 7 arremates em meia.

Ombro Direito:
55ª carr: todos os pontos em meia.
56ª carr: 2pjt (3 vezes), o restante dos pontos em tricô.
57ª carr: todos os pontos em meia.
58ª carr: 2pjt (2 vezes), o restante dos pontos em tricô.
59ª carr: todos os pontos em meia.
60ª carr: 2pjt, o restante dos pontos em tricô.
61ª carr: todos os pontos em meia.
62ª carr: todos os pontos em tricô.
6 3ª carr: todos os pontos em meia.
64ª carr: todos os pontos em tricô.
65ª carr: arrematei.


Após terminar as frentes e as costas da nossa peça, vamos agora tecer as mangas. Meu novelo tem material suficiente para elas.

Mangas:
Para a manga eu contei o começo do desenho de flores, e fiz a montagem em meia. 
Montar 30 pontos na agulha.
1ª carr: *1t, 1m*.
2ª carr: *1t, 1m*.
3ª carr: *1t, 1m*.
4ª carr: *1t, 1m*.
5ª carr: *1t, 1m*.
6ª carr: *1t, 1m*.
7ª carr: todos os pontos em meia.
8ª carr: todos os pontos em tricô.
9ª carr: colocar 6 aumentos pela carreira. = 36 pontos.
10ª carr: todos os pontos em tricô.

Agora fazer:
11, 13, 15ª: em meia.
12, 14, 16ª carr: em tricô.
17ª carr: colocar 1 aumento no começo e no fim desta carreira. Eu fiz o aum entre os pontos após o 1º e antes do ultimo ponto.
18ª carr: todos os pontos em tricô.

19, 21, 23ª: em meia.
20, 22, 24ª carr: em tricô.
25ª carr: colocar 1 aumento no começo e no fim desta carreira. Eu fiz o aum entre os pontos após o 1º e antes di ultimo ponto.
26ª carr: todos os pontos em tricô.

27, 29, 31ª: em meia.
28, 30, 32ª carr: em tricô.
33ª carr: colocar 1 aumento no começo e no fim desta carreira. Eu fiz o aum entre os pontos após o 1º e antes di ultimo ponto.
34ª carr: todos os pontos em tricô.

35, 37, 39ª: em meia.
36, 38, 40ª carr: em tricô.
41ª carr: colocar 1 aumento no começo e no fim desta carreira. Eu fiz o aum entre os pontos após o 1º e antes di ultimo ponto.
42ª carr: todos os pontos em tricô.

43, 45, 47ª: em meia.
44, 46, 48ª carr: em tricô.
49ª carr: colocar 1 aumento no começo e no fim desta carreira. Eu fiz o aum entre os pontos após o 1º e antes di ultimo ponto.
50ª carr: todos os pontos em tricô.

51, 53, 55ª: em meia.
52, 54, 56ª carr: em tricô.
57ª carr: colocar 1 aumento no começo e no fim desta carreira. Eu fiz o aum entre os pontos após o 1º e antes di ultimo ponto.
58ª carr: todos os pontos em tricô.
Após a 58ª carreira = 48 pontos na agulha.
59ª carr: Arrematei em meia. 
 Fiz uma segunda manga igual.

Comece a costura pelo ombro.
Em seguida vamos costurar a manga. Para isso eu a dividi ao meio (aproximadamente 23 pontos para cada parte) e vou costurar esses 23 pontos aos pontos da cava (aproximadamente 45 para cada parte). Isso é uma medida aproximada, o importante é costurar de forma a encaixar a manga de forma uniforme pela cava do casaco.

Para a gola eu subi pontos em volta do pescoço (eu não contei os pontos, apenas subi os pontos de forma uniforme em volta de todo o pescoço. Em seguida, fiz barra 1/1 nos pontos tecendo de forma circular.






🟊🟊🟊

Seu apoio significa muito para mim. Se você gosta do meu trabalho, não deixe de mostrar seu apoio curtindo, compartilhando e visitando as redes sociais do blog, estamos no FacebookInstagramTwitterPinterest e YouTube!.Quando compartilhar as receitas aqui do blog se puder coloque um link aqui para o blog e se fizer essa peça, não deixe de utilizar a hashtag #blogbyday para que todos nós possamos ver seu trabalho, curtir, e trocar inspirações. Um abraço.   

Comentários

  1. adoro teus trabalhos gostaria que tu fezesse um sueter feminino adulto tecendo juntas

    ResponderExcluir
  2. Lindo, obrigada por mais este mimo. 😘😘

    ResponderExcluir
  3. Day, vc já fez a parte 2 desse casaquinho infantil?

    ResponderExcluir
  4. pra ficar com esse desenho certinho começo o novelo no meio dele ou normal ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, pode começar de onde você preferir... O desenho se forma naturalmente...

      Excluir
  5. Obrigada pela aula, adorei!
    Poderia, por favor, passar as medidas finais do sueter?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  6. tem outro fio para substituir esse ??

    ResponderExcluir
  7. Oi se eu quiser usar uma agulha .,3,5 dar pra usar nessa receita

    ResponderExcluir
  8. Oi boa noite gosto muito de suas aulas e estou aprendendo pela primeira vez tricô e gostaria que você me mandasse um modelo de colete para criança de 8 anos é para o meu primeiro Neto e obrigada beijo

    ResponderExcluir
  9. Quantos pontos eu coloco pra criança de 2 anos?

    ResponderExcluir
  10. Para de 2a 3 anos quantos pontos eu coloco

    ResponderExcluir
  11. estou fazendo o casaquinho e esta dando certo. A receita esta bem explicada e o video passo a passo esta muito bem explicado. Sou iniciante e estou conseguindo aprender com voce que explica muto bem, alem das receitas e videos passo a passo muito bem explicados. Adoro suas aulas. Muito obrigada. Beijos- Maria Teresa Canalea

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de fazer pra crianca de 7 anos...quantos pontos coloc9...
    Como sei quantos pontos tenho que aumentar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida. Conseguiu retorno com a informação?

      Excluir
  13. oi não achei o post da adptação de tamanho da peça...preciso fazer para criança de 2 anos...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.