Casaquinho Lilás do Blog Cores e Agulhas


Receita Original: Blog Cores e Agulhas
Foto: Blog-By-Day
Fio: Super Bebê Lilás
Agulha: nº 3

 Eu me apaixonei por esta receita do blog Cores e Agulhas. Além de linda, a autora foi super gentil e compartilhou todos os detalhes da execução e montagem Vale a pena visitar o blog e conferir as outras receitas disponíveis. Estou colocando a receita (com ok da autora) e se vocês quiserem copiar o link para o post está disponível na descrição da foto (já que aqui no blog a cópia dos posts é travada). Os materiais que eu utilizei foram diferentes da receita original, bem como as casas de botões. Abaixo está a receita da autora com as informações e materiais que ela utilizou.


Materiais Utilizados pela autora:
01 novelo do fio Super Bebe na cor 5030
01 Par de Ag. de trico nº 3.5 e 4
04 alfinetes para segurar pontos
03 botões
Pérolas nº4 para bordar

Execução:
Monte 80 pontos nas agulhas nº 3.5.
Faça 8 carreiras do ponto sanfona (1x1... 1 tricô e 1 meia, avesso acompanhar o ponto) e no inicio da carreira, faça 5 pontos tricô e no final 5 pontos tricô para formar o acabamento, não esquecer de fazer 01 casa para o botão (2 tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô), eu fiz na 5ª carreira.

Terminada a barra sanfona fazer 3 carreiras de ponto tricô tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto tricô no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de tricô (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.

Vamos aumentar a PALA deste modo:
1ª carr. 5 ponto trico, 3 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, *6 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada* terminar a carreira com 3 pontos meia e 5 pontos trico.
2ª carr. e todas pares: Só ponto trico
3ª carr. 5 pontos trico * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
5ª carr. 5 ponto trico, 4 ponto meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia* terminar com 4 pontos meia e 5 pontos trico
7ª carr. 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
9ª carr. 2 pontos trico, 1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico, 5 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *10 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 5 pontos meia e 5 pontos trico (nessa carreira fiz outra casa de botão)
11ª carr. 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
13ª carr. 5 trico, 6 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 12 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 6 pontos meia e 5 pontos trico 
15ª carr. 5 pontos trico, *só ponto meia* 5 pontos trico
17ª carr. 5 pontos trico, 7 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *14 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 7 pontos meia, 5 pontos trico
19carr. 5 pontos trico, *só ponto meia* e terminar 5 pontos trico
21ª carr. 5 pontos trico, 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *16 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 8 pontos meia, 5 pontos trico
22ª carr. 2 pontos trico,1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico e os demais pontos *só meia* e terminar com 5 pontos trico... nessa carreira iremos ficar num total de 200 pontos.

Obs.: Terão que ficar 6 buraquinhos em toda a pala no sentido do comprimento, ok!
Fazer novamente 3 carreiras de ponto tricô tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto tricô no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de tricô (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.
Agora com a ag. 4 iremos dividir os pontos do casaquinho que ficará na seguinte forma:
31 pontos para a frente, 38 pontos para a manga direita, 62 pontos para as costas, 38 pontos para a manga esquerda e 31 pontos para a frente: 31+ 38+ 62+ 38+ 31=200
Tricotar os 31 pontos da frente e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete, tricotar os 62 pontos para as costas e colocar no alfinete, tricotar os 38 pontos para a manga e colocar no alfinete os 31 pontos da outra frente.... iremos tricotar primeiramente as mangas.

Mangas:
Tricote o ponto fantasia por 3 motivos e com a ag. 3.5 tricote novamente o ponto sanfona (1x1) por 8 carreiras e arremate... faça o mesmo procedimento com a outra manga.
Obs.: Para poder dar certo os pontos para o ponto fantasia, fiz 1 ponto trico(borda para costurar) e 2 ponto meia tanto no inicio e no fim e depois iniciei o ponto fantasia, ok!



Corpo do Casaquinho:
Recolocar os pontos da frente e terminar a carreira, na carreira seguinte retorne já recolocando todos os pontos na agulha, iremos tricotar as duas frentes e costas juntas, ok!
Fazer o ponto fantasia por 3 motivos e com a ag. 3.5 tricote novamente o ponto sanfona (1x1) por 8 carreiras e arremate.
Obs.: Para poder dar certo os pontos para o ponto fantasia, fiz 1 ponto meia tanto no inicio e no fim e depois iniciei o ponto fantasia, ok!
Costurar as mangas e esconder os fios, bordar os aumentos com pérolas e aplicar 2 florzinhas de fita.
Ponto Fantasia:
Nº de pontos divisível por 8 mais a borda.
1ª carr. em ponto meia
2ª carr. em ponto trico
1ª carr. e 9ª carr. do desenho: *3 ponto meia, 1 laçada, 1 mate simples, 3 pontos meia*
2ª carr. e todas carr. pares: em ponto trico
3ª carr. e 7ª carr. do desenho: *2 meia, ºº 1 laçada, 1 mate simples°° (2 vezes), 2 pontos meia*
5ª carr. *1 ponto meia, °°1 laçada, 1 mate simples°° (3 vezes), 1 ponto meia*
Tricote 2 carr. em trico e 1 carreira em ponto meia e 1 carr. em ponto trico e retorne ao inicio do desenho do ponto.

Obs.: Para quem não sabe o que significa °° na receita do ponto fantasia.
Então aquelas duas bolinhas ºº chama-se sinal de repetição suplementar é usado cada vez que um grupo idêntico de pontos, dispostos do mesmo modo, deve ser repetido várias vezes durante a carreira entre as explicações dentro dos dois asteriscos.
No caso do ponto fantasia está escrito assim:
5ª carr.: *1meia, °° 1 laçada, 1 mate simples°° (3x), 1meia* o que está dentro das bolinhas é que você terá que fazer 1 laçada e 1 mate simples por 3 vezes e depois fazer 1 meia daí volta ao início da receita do ponto.

O casaquinho terminado ficou assim :)

7 comentários :

  1. Boa Tarde!

    esse tamanho veste bebê de quantos meses, por gentileza?

    ResponderExcluir
  2. Quantos cm tem o comprimento desse casaquinho?

    ResponderExcluir
  3. Day boa tarde, na parte da pala na ultima carreira não é a 22ª e sim a 23ª, pois a 22ª é em tricô.
    Beijos Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por avisar, mas a receita não tem carreira de apenas tricô anteriormente, eu vou veririficar essa pala e posto a correção da receita nesta parte (vou olhar com bem cuidado essa parte). Muito obrigada por avisar ^^

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Data, vc disse que utilizou material diferente da receita original... Qual lã vc usou?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts.

Copyright © 2017 Blog By Day | Caixa Postal 711, Cep 71510-970, Brasília, DF. | Pai abençoe cada pessoa que aqui passar, e faz deste blog um instrumento de amor ao próximo.