29/03/2015

Casaquinho Vermelho de 1 Aninho #128

Print Friendly and PDF
Olá pessoas queridas. O post de hoje é uma encomenda para uma vizinha do ateliê. A filha dela ganhou uma nenem (liiiiiiinda) e elas me pediram dois casaquinhos. O porém era: precisa ser de no mínimo 1 ano, porque a nenem é grande. Eu não sei se vocês sabem, mas os bebês de 1 ano, têm as seguintes medidas aproximadas:

♥ Busto: 48 cm
♥ Cistura: 48 cm
♥ Quadril: 50 cm
♥ Altura da Frente: 22 cm
♥ Ombro: 6 cm
♥ Braço: 15 cm

Portanto, eu precisei adequar a minha receita (o modelo ela havia escolhido previamente) para que desse no bebê. Os materiais que eu utilizei foram os listados abaixo, bem como a receita da forma exata como fiz. Eu espero que vocês gostem, e qualquer dúvida postem um comentário. Um beijo.


Fotos e Execução: Blog-By-Day
Lã: 1 novelo de Baby Charm  da Aslan Trends (cor 9089)
Fio: 1 novelo de Cléa 1000 da Círculo (cor 3528)
Agulhas: de tricô circular esmaltada nº 4.5 de 80 cm (do site Novelandia)
Alfinetes: um alfinete de segurança para tricô (do site Novelandia)
Agulha: de tapeçaria para costurar a peça.

Pala: (usei esta aqui).
Monte 80 pontos nas agulhas nº 4.5.
Faça 8 carreiras do ponto sanfona (1x1... 1 tricô e 1 meia, avesso acompanhar o ponto) e no inicio da carreira, faça 5 pontos tricô e no final 5 pontos tricô para formar o acabamento, não esquecer de fazer 01 casa para o botão (2 tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô), eu fiz na 5ª carreira.

Terminada a barra sanfona fazer 3 carreiras de ponto tricô tanto no direito como no avesso e 1 carreira de ponto tricô no avesso para poder voltar a trabalhar no direito do casaquinho ou 3 cordões de tricô (direito e avesso) não esquecendo dos 5 pontos de acabamento nas laterais.

1ª carr. 5 ponto trico, 3 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, *6 pontos meia, 1 laçada, 1 meia, 1 laçada* terminar a carreira com 3 pontos meia e 5 pontos trico.
2ª carr. e todas pares: Só ponto trico
3ª carr. 5 pontos trico * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
5ª carr. 5 ponto trico, 4 ponto meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia* terminar com 4 pontos meia e 5 pontos trico
7ª carr. 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
9ª carr. 2 pontos trico, 1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico, 5 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *10 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 5 pontos meia e 5 pontos trico (nessa carreira fiz outra casa de botão)
11ª carr. 5 pontos trico, * só ponto meia* e terminar com 5 pontos trico
13ª carr. 5 trico, 6 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, * 12 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 6 pontos meia e 5 pontos trico 
15ª carr. 5 pontos trico, *só ponto meia* 5 pontos trico
17ª carr. 5 pontos trico, 7 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *14 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada*, terminar com 7 pontos meia, 5 pontos trico
19carr. 5 pontos trico, *só ponto meia* e terminar 5 pontos trico
21ª carr. 5 pontos trico, 8 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada, *16 pontos meia, 1 laçada, 1 ponto meia, 1 laçada* terminar com 8 pontos meia, 5 pontos trico
22ª carr. 2 pontos trico,1 laçada, 2 pontos juntos em trico, 1 ponto trico e os demais pontos *só meia* e terminar com 5 pontos trico... nessa carreira iremos ficar num total de 200 pontos.


Mangas: 
   Eu coloquei a frente da peça no alfinete de segurança, em seguida, fiz os 38 pontos nas mangas (uma vez em meia, apenas para passa-los para a agulha).
Em seguida, fiz 48 carreiras em meia no direito e avesso no tricô.
Finalizei com barra 1/1 por 8 carreiras, e arrematei acompanhando o ponto.
Cortei o fio deixando um pedaço para costurar depois a manguinha.

A outra manga é feita da mesma forma.

Corpo:
  Para o corpo da peça, eu uni os 31 pontos da frente, depis os 62 pontos das costas, e os outros 31 pontos da outra frente. Serão portanto 124 pontos para o corpo da peça (menos, os 5 pontos de borda) restando 114 pontos para você utilizar como fantasia.
   Eu escolhi fazer o ponto borboleta, e para isso é necessário distribuir 3 aumentos ao longo da carreira preparatória para que se fique com 117 pts para o desenho e 10 pontos para as palinhas (total de 127 pts na agulha). Não existem pontos de borda nesse ponto decorativo, e não é necessário acrescenta-los neste receita. Ele precisa de um número múltiplo de 10+7. Quero lembrar que os 5 pontos no início e no fim da carreira não aparecem na receita abaixo, mas você deve mantê-los.

Faça uma carreira do avesso em tricô antes de começar.
1ª carr (direito): 1m, * faça 5 pts sem fazer mantendo o fio do trabalho na frente (chamarei isso de "5sf com fnf" de agora pra frente), 5m* até os ults 6 pts, terminando com 5sf com fnf, e 1m.
2ª carr: Toda em tricô.
3ª carr: Repetir a 1ª carr.
4ª carr: Toda em tricô.
5ª carr: Repetir a 1ª carr.
6ª carr: 3t, * Ponto Borboleta, 9t * até os ult 4 pts, Ponto Borboleta, 3t
7ª car: 6m,  * 5sf fnf, 5m * até o ultmo pt,  1m.
8ª carr: Toda em tricô.
9ª carr: Repetir a 7ª carr.
10ª carr: Toda em tricô.
11ª carr: Repetir a 7ª carr.
12ª carr: 8t, * Ponto Borboleta, 9t * até ult 9 pts, Ponto Borboleta, 8t.

Ponto Borboleta (veja aqui a vídeo aula deste ponto): com o fio na frente do trabalho, passe e agulha direita para trás, pegue os 3 fios soltos de baixo para cima e insira a agulha no 1º ponto da agulha esquerda. Faça  um ponto em tricô. Em seguida, com o ponto já na agulha direita, volte a agulha por debaixo dos 3 pontos soltos (agora de cima para baixo) voltando o ponto ao lugar.

Faça repetições do motivo quantas vezes desejar, até cumprimento desejado, e termine com 5 carreiras em tricô, arrematando a peça no avesso.
 


Comentários

  1. Olá Day tudo bem?
    Estou tecendo essa peça e terminei a pala, vou começar as mangas. Gostaria de saber de vc se troca de agulha nesse momento ou se não, quando?
    Agradeço
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Day boa tarde quero fazer esse casaco para minha sobrinha ela tem dois anos e meio, mas é miudinha com qtos pontos posso fazer a pala?Vou usar a Premium da cisne

    ResponderExcluir
  3. Olá Day, este modelo dá para adaptar para adulto? Sou louca pra fazer um top down pra mim...mas não sei ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem modelos para adulto assim, mas esse precisa de vários ajustes pois as proporções são feitas para crianças, mas o estilo pode ser feito para adultos sim :)

      Excluir
  4. Oi Day, não entendi bem, na lista de material pede agulhas 4,5 e na receita 3,5. Qual é a numeração certa?

    ResponderExcluir
  5. Day, boa noite estou fazendo com as agulhas 3,5. Você acha que com essa numeração de agulhas consigo fazer um casaquinho para uma bebê de uns 6 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que consegue sim ^^ essa peça não fica muito pequena.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, sou fã do seu trabalho. Que Deus lhe abençoe muito 😚

      Excluir
  6. Olá Day...no casaco as mangas estao com quantos pontos para elas, após a cava??

    ResponderExcluir
  7. Olá boa tarde de Portugal,Açores. Gostaria de saber como fazer uma camisola fechada igual a essa. Pode ajudar por favor?

    ResponderExcluir
  8. Como fazer esta pala para 4 anos obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde...gosto muito do seu trabalho; fiz alguns casaquinhos p/ doação , sempre acertei...porém esse ~tenho dúvidas, peço por gentileza sua ajuda...não entendi as explicações da diminuição...entre os asterísticos , repete-se até o final da carreira - mantendendo o0 últimos 8 pontos - ???? . esse caquinho é para minha bisneta q esta p/ chegar... Agradeço muito a atenção <3

    ResponderExcluir
  10. Bom dia linda,desculpe mas não entendi porque o fio de algodão ?? Se faz junto com fio de lã?eu gostaria da receita p criança de 6 anos ,obgd linda

    ResponderExcluir
  11. Só eu que parei na nona carreira? Não sobraram 5 meias...

    ResponderExcluir
  12. Na carreira 5 não falta uma laçada?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.