Meia com Trançado em Agulhas Retas




Olá minhas queridas, terminei de editar e postei no nosso canal do youtube esse tutorial de meia em agulhas retas, para quem é bem iniciante no tricô. Se você gostar, dê um joinha no vídeo (isso ajuda muuuito meu canal no youtube) e me avisem se vocês fizerem e se deu certo ok? Um abraço.




Montei 48 pts na ag. nº 4 retas.

Em seguida faça 8 carr em tricô. Depois fazer o calcanhar:
-Fazer 8 tricô, volta
- 7 tricô, volta
- 6 tricô, volta
- 5 tricô, volta
- 4 tricô, volta
- 4 tricô + 1, volta
- 5 tricô + 1, volta
- 6 tricô + 1, volta
- 7 tricô + 1, volta
- 8 tricô + 1, volta
Siga a carreira até o outro lado.
 Na carreira seguinte, faça a mesma repetição do calcanhar e termine a carreira.

Agora faremos o corpo da meia, que será feito com 34 carreiras em tricô.
Para as diminuições da ponta dos dedos faça:
1ª carr.:11t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 16 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 11 t.
2ª carr.: toda em tricô.
3ª carr.:10t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 14 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 10 t.
4ª carr.: toda em tricô.
5ª carr.:09t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 12 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 09 t.
6ª carr.: toda em tricô.
7ª carr.:08t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 10 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 08 t.
8ª carr.: toda em tricô.
9ª carr.:07t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 08 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 07 t.  
10ª carr.: toda em tricô.
11ª carr.:06t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 06 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 06 t. 

12ª carr.: toda em tricô.
13ª carr.:05t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 04 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 05 t. 

14ª carr.: toda em tricô.
15ª carr.:04t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 02 t, 2 pjt, 1 t, 2 pjt, 04 t. 

16ª carr.: tricô.

Trançado do Caninho: (o vídeo ta logo ali abaixo).
Para o trançado, coloque 22 pontos nas agulhas. Em seguida faça um carreira de pontos meia. Na carreira seguinte faça: 1m, 1 aum, *4m, 1 aum* 1m. Em seguida inicie o trançado:

1ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
2ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.
3ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
4ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.
5ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m.
6ª carr: 5m, 2t, passe 3 pts para ag aux e seguro-os na frente do trab, 3m, depois 3m sobre os pontos da ag aux, 2t, passe 3 pts para ag aux e seguro-os atrás do trab, 3m, 3m sobre os pts da ag aux, 2t, 5m.
7ª carr: 3m, 2t, 2m, 6t, 2m, 6t, 2m, 2t, 3m
8ª carr: 5m, 2t, 6m, 2t, 6m, 2t, 5m.

Repita essas 8 carr 9 vezes (até que a peça atinja 32 cm).
Para finalizar, pare na carr nº 7, e na 8ª faça:
8ª carr: 5m, 2t, 2pjm (3 vezes), 2t, 2pjm (3 vezes), 2t, 5m.

Faça mais duas carreiras em meia, e arremate.

Montagem:
 Pregue 3 botões no caninho, e costure-o como mostrado no vídeo (de forma a formar um folho para o caninho.

 Em seguida costure a meia e pregue a barra em tranças, como eu mostrei nesse vídeo aqui:







Este post acaba aqui, mas você pode continuar lendo e tricotando comigo passeando pelas categorias que eu separei para você. Um abraço.


12 comentários

  1. Oi Day.. gostaria de saber pra qual tamanho de pé seria essa tua meia??
    se for aumentar o tamanho, quantas carreiras aumenta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com a mesma dúvida. :)

      Excluir
    2. No Youtube tem, é 37/38 se não me engano 😊

      Excluir
  2. Amei as explicações! Mas fiz com agulhas 4 1/2 com lã D'Primera da Cisne e ficou muito grande. Quantos pontos devo colocar pra diminuir para número 37?

    ResponderExcluir
  3. Com a lã grossa qtos pontos coloco para número 36,37 e 38?. Vc explicou bem, consegui fazer a parte debaixo e agora vamos ver o caninho rsrsrs.bjs

    ResponderExcluir
  4. A minha também ficou enorme no peito do pé rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha ficou gigante a parte do pé...fiz na agulha 6 1/2

      Excluir
    2. É porque a receita é feita na 4 e você aumentou para agulhas muito maiores, a tensão foi junto e fez a meia ficar enorme :D
      🌼🌼🌼

      Excluir
  5. Olá professora!Sou iniciante; aprendi a fazer os pontos no dia 21/06; gostaria de te pedir que desse a receita completa dessa meia q vc fez sem os botões, por favor; estou adorando aprender com vc; muito paciente e dedicada com seus alunos; vc está de parabéns 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta receita já esta gravada (para as versões retas e circulares) 🌼🌼🌼

      Excluir
  6. Lindo trabalho. Sou iniciante e consegui fazer meu primeiro cachecol com a Deus videos. Obrigada!
    Sobre essa receita, qual linha eu devo comprar e qantos novelos você usou?

    ResponderExcluir
  7. Lindo trabalho. Sou iniciante e consegui fazer meu primeiro cachecol com a Deus videos. Obrigada!
    Sobre essa receita, qual linha eu devo comprar e qantos novelos você usou?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts.