07/07/2015

Aula de Tricô Para Iniciantes :: Aula 16 - Ajustando o Tamanho da Peça de Tricô

Print Friendly and PDF



Olá, o post de hoje eu levei muito tempo para escrever pois queria fazer um bom post, que não deixasse dúvidas e que explicasse para quem quer realmente aprender. Então não tenha preguiça de ler, de ver os vídeos com as explicações e se no fim de tudo você ficar com dúvidas, aí você pode postar que eu tento explicar novamente. Eu reuni várias perguntas que vocês me pediam entre elas:

1ª: Day como eu faço para adaptar a receita que você postou para um tamanho maior ou menor?
2ª: Day como eu faço para tecer essa receita se não tenho esse fio e essa agulha?
3ª: Day quantos pontos eu coloco para fazer essa peça ?

  Responder essas dúvidas não é simples e fácil, e para isso eu precisei fazer uma explicação que englobasse três pontos principais, foram eles:

1º: Para explicar como aumentar uma receita mudando a agulha e o fio.
2º: Para explicar o quê é uma amostra e tensão de pontos no tricô.
3º: Para explicar o cálculo de quantos pontos você vai colocar na agulha para sua nova peça.



   Neste primeiro vídeo eu mostro para vocês como eu faço para aumentar ou diminuir uma receita apenas mudando as agulhas e os fios. Essa mudança de materiais é muito boa para quando se precisa aumentar 1 ou dois tamanhos da peça original. Não mudamos nada na receita original, pois mudamos a escala da peça por completo. A peça em lilás mostrada na foto abaixo foi feita com agulha nº 3.5 e serve para 6 meses. A em amarelo foi tecida com agulha 4.5 e serve em criança de 2 anos e meio. Fiz uma tabelinha rápida relacionando as agulhas os fios e os tamanhos, mas essa tabela eu fiz com base nas minhas receitas e na minha forma de tecer. Pode não dar certo para todos, mas achei legal compartilhar para que possa ilustrar o quê eu expliquei:

Agulha: 2.5 - 3.0 - 3.5 
Idade: 3 meses à 1 ano 
Fio: Baby Charm, Super Bebê, Anne, Camila Fashion, Charme

Agulha: 4.0 -  4.5 - 5.0 - 5.5
Idade: 1 ano e meio à 4 anos (nas numerações 4 e 4.5) crianças até adultos com as outras.
Fios: Aqui eu encorpo os fios, mesclando fios sintéticos com fios de algodão ex: Anne + Super Bebê, Camila + Baby Cham.

Agulhas: 6.0 - 7.0 - 8.0
Idade: aqui são peças de adulto ou peças grandes
Fios: aqui sempre uso fios mais encorpados naturalmente, ex: Família, Premium, Mollet, D'Primera






  Neste segundo vídeo, eu explico para vocês um pouco sobre a tensão dos pontos, e mostro como fazer o cálculo que permite que você faça uma peça igual a peça da receita que você escolheu, utilizando os fios e as agulhas que você têm. Neste vídeo eu mostro isso na prática através de um exemplo e explico a regra de três. Esse calculo permite que você saiba de forma mais precisa, quantos números colocar na sua montagem de pontos, para que a sua peça fique de acordo com as suas medidas. Ou seja, você poderá ver uma receita que gosta, mas que não tem seu tamanho, e através da receita, você poderá calcular as mudanças na montagem dos pontos, para tecer a sua versão da receita (seja ela maior, menor).




  Este terceiro e último vídeo, é um bônus. Eu achei que não expliquei bem a amostra no tricô e a medida da tensão dos pontos, então fiz esse último vídeo para as colegas que por ventura ficaram com dúvidas nesta parte ao ver os vídeos anteriores. Portanto o foco deste último vídeo é a amostra, para que serve, como é feita, como é medida, e sua aplicação na vida de uma tricoteira.




  Não sou mestre no tricô, então me perdoem os erros, e tropeços no vídeo. Levei um dia inteiro escrevendo esse post e não sei se consegui explicar... eu adoraria poder sentar com cada uma de vocês em volta de uma mesa, comendo uma bela pizza de queijo e explicar como isso tudo funciona, mas acredito que com esses vídeos vocês podem começar a compreender como as amostras, os ajustes, e as medidas de tensões são feitas. Deixo um beijo no coração de cada uma de vocês que leram o post até aqui, que realmente se dedicam a aprender e não desistem. Um abraço e bom tricô.

Comentários

  1. Entendi como fazer. Mais a minha dúvida é com a botina ou meia drops. Como trabalhar com numeração diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho essa mesma dúvida. Se eu diminuir o número de pontos, vai alterar em como fazer a receita

      Excluir
  2. Gostaria de uma explicação de como ajustar a receita da meia drops de acordo com a numeração

    ResponderExcluir
  3. Daísma você é maravilhosa ,explica tudo muito bem está de parabéns...
    Agora tenho certeza que irei aprender passo a passo a tricotá,sempre quis mais nunca entendi muito,agora estou super feliz muitoooo obrigadaaa minha linda beijoss

    ResponderExcluir
  4. Você explica muito bem e didático, obrigada.Mas fiquei com uma dúvida, vc explicou como alterar os pontos iniciais e quando chega nas diminuição e nos aumentos da receita? Tenho que alterar a receita toda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Karina, tudo deve aumentar ou diminuir em proporção (regra de 3)
      cavas, pontos, diminuições.... tudo tudo tudo, por isso não é tão fácil e requer muito calculo antes
      de começar a tecer ^^

      Excluir
    2. TB tenho essa mesma duvida

      Excluir
  5. Obrigada novamente, e vamos aos cálculos rsrs....beijos e abraços 😍😘🤗

    ResponderExcluir
  6. Daísma, conheci agora seu canal e blog, maravilha! Amei!!!! Já assisti a uns vídeos e estou vendo as receitas. Você explica muito bem, difícil não entender. Parabéns pela iniciativa e despreendimento em compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela mensagem Eliana ^^ Um abraço enorme!

      Excluir
  7. Oi, obrigada por indicar essa pág. com os vídeos mas deu um nózinho aqui, tava indo bem mas aí não foi, por um acaso vc tem algum vídeo de receita q não estava no tamanho desejado e vc teve q fazer os cálculos no qual estes cálculos tb estejam gravados. Tipo receita do começo ao fim incluindo esse cálculo? Desculpe estar cheia de perguntas mas estou a um tempão só no gorro, no cachecol e agora na meia, estou doida para conseguir fazer uma blusa e sair da zona de conforto. Quero mostrar para a família aqui que o $$ gasto (quase q descontroladamente) com lãs não foi em vão. Bjs e de novo obrigada por responder anteriormente indicando este vídeo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Day!
    Na receita do casaquinho lilás você disse que inicia ele pela gola e com agulha circular.
    Tem como fazer essa receita iniciando de baixo para cima e com agulha reta?
    Obrigada por rapartir seu conhecimento conosco!!!

    ResponderExcluir
  9. gostaria de ter um video explicando como fazer blusa top down adulto . ja tentei fazer nao deram certo . obrigada se poder me atender grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Você é maravilhosa e muito generosa por compartilhar com a gente seus conhecimentos, obrigada muitíssimo por ser assim!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabens amei seu canal, muito bom, vou tentar fazer algo depois mando foto

    ResponderExcluir
  12. Day, na receita que quero fazer usa-se a agulha 6,entretanto só -possuo as agulhas, 3.5, 7 e 8. A linha escolhida é de tamanho 3.5. Então surgiu uma duvida.

    Posso usar duas perninhas de linha 3.5 em uma agulha 7, levando em consideração de que 3.5 é metade que 7?

    ResponderExcluir
  13. Amei as explicações. Com certeza irão me ajudar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Olá Day, por acaso te achei e gostei bastante da receita de sapatinho de bebê, quando vi que no seu blog tinha a explicação de como adequar o tamanho do sapatinho e ouvi os vídeos com as explicações, fiquei fascinada!!! Muito obrigada pelas explicações, com certeza me ajudarão muito!!! Parabéns pelo belo trabalho e o modo como você explica!1 Obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, estou muito confusa, pois não foi utilizado nada da amostra, vou usar uma agulha maior, menos pontos mas quando faço a regra de três que você mostrou o resultado é para a tensão e agulha da receita antiga. Não foi usado nada do que fizemos ?????🤔🤔🤔🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
  16. Estou adorando suas aulas, nunca foi tão fácil tricotar.
    Ainda tenho algumas dúvidas sobre esse cálculo.
    Gostaria de tirar uma duvida....
    Não entendi,uma coisa.
    Será que vc pode me ajudar?
    Quando bc mede a amostra, vc não mede no começo da amostra, vi que vc mede...digamos que...quase no meio da amostra...entao não wntwndi, seaculpa, nao sei se estou me expressando bem
    Por ex...se é 9 pontos,por que vc coloca mais pontos na agulha? É Éa carreira, por ex...se é 11 por que vc faz mais carreiras? Não poderia tricotar a quantidade exata e medir?
    Ai meu Deua, tomara que vc tenha entendido, sou tao principalmente, que não sei se me expressei bem.
    Me ajudeeeeeeee, por favor....
    Adoro suas explicações.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Ahhhh que maravilhosa, eu aquelea em 2018. Li até o final e te desejo todo o sucesso do mundo! Bjus. Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. No video do gorro voce disse que a receita era para adult e nao e. Nao disse que tinha que ajustar o tamanho. Nao explico isto. Fiz com is 50bpontos e nao entrou na minha cabeca. Vou ter o trabalho de desmanchar todo! Desperdicar material!!!

    ResponderExcluir
  19. Day preciso fazer em tricô agulha circular um ponche para minha neta 8/9me ajude

    ResponderExcluir
  20. Olá Day!
    Eu gostaria de aprender a fazer tricô para fazer as roupas das minhas bonecas amigurumi. Depois de aprender tenho que encontrar receitas específicas ou consigo adaptar para tamanhos bem pequenos, que caibam nas minhas bonecas?

    ResponderExcluir
  21. Depois que faço a regra de três e já descubro a quantidade de pontos da minha peça,sigo a receita escrita igual?
    Grata,sou iniciante,e tenho essa dúvida

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não entendi. Fizemos a nossa amostra, com material diferente, e descobrimos que em 5cm tem 7 pontos. Menos pontos do que na receita original. Se eu for fazer uma peça que tem as mesmas medidas da receita original, mas com minha amostra eu percebi que vou precisar de menos pontos que na original, como fica a regra de três?!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.