17/08/2015

Aula de Tricô Para Iniciantes :: Aula 15 - Mate Simples e Mate Duplo

Print Friendly and PDF




Olá meus queridos. Tem ponto que é muito famoso nas receitas nacionais, o mate por exemplo é um deles. Eles têm nome diferente (e até explicação diferente) nas receitas em inglês, e essa mudança pode gerar um pequena confusão. Para que não fique nenhuma dúvida vou dedicar esse post aos "mates". Reuni algumas dúvidas (que vocês me mandaram ao longo dos tempos) e vou deixar todas com resposta nesse post, afinal de contas a dúvida de 1, sempre pode ser a dúvida de muitos:



Visite: meu canal no youtube.



Day o quê é mate? Mate significa "arremate" ou seja é um tipo de diminuição que fazemos no tricô.


Day tem diferença de mate simples e mate duplo? Sim, o mate simples é feito com dois pontos, e o duplo com 3 pontos.


Day por quê é preciso fazer um mate ao invés de dois pontos juntos? Ao pegar os dois pontos juntos, não criamos a torção que o ponto faz no mate. Portanto, embora o resultado seja o mesmo (mate simples = 2pj e mate duplo = 3pj) o resultado visual no trabalho será diferente, nos mates, temos uma inclinação (uma barrinha deitadinha) no nosso desenho.


Day como é feito o mate simples? basta passar o 1º ponto sem fazer em meia, depois tecer o próximo ponto em meia em meia, e passar o ponto sem fazer sobre o ponto que tecemos. Fica um ponto só na agulha. Mostrei isso no vídeo.


Day como é feito o mate duplo? basta passar o 1º ponto sem fazer em meia, depois fazer 2pjm, e passar o ponto sem fazer sobre o último ponto. Fica um ponto só na agulha. Eu mostrei isso no vídeo.


Day o quê é ssk, s1k2t,  psso? Essas são as abreviações em inglês desses nossos arremates.


Day você pode mostrar em vídeo como você faz os mates? Sim, o vídeo ficará aqui no nosso canal no Youtube.



Para mais dúvidas de pontos, leia o glossário de pontos que fiz aqui pro blog. Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários. Espero que vocês gostem do post. Um abraço meus amores.

Comentários

  1. Day, estou precisando muito de vídeo com as diminuições feitas no método inglês pois fica diferente e no xale que quero fazer. Precisa ser como estou pedindo.Faz td diferenca

    ResponderExcluir
  2. Day, estou precisando muito de vídeo com as diminuições feitas no método inglês pois fica diferente e no xale que quero fazer. Precisa ser como estou pedindo.Faz td diferenca

    ResponderExcluir
  3. Day, estou precisando muito de vídeo com as diminuições feitas no método inglês pois fica diferente e no xale que quero fazer. Precisa ser como estou pedindo.Faz td diferenca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais as diminuições (eu acho que já gavei elas aqui: http://blog-by-day.blogspot.com.br/p/abreviacoes.html )
      Me mande os nomes ou abreviações que vc precisa. Beijo!

      Excluir
  4. Obrigada. Eu arremato os 2 pontos e volto com ele pra agualha esquerda. É isso?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, como é feito esse SSK, tenho uma receita e nunca acerto por causa desse ponto. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem com você, como faço o aumento da parte do caminho da meia com trança? Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.