31/10/2016

Blusa Claudia :: Receita + Vídeo #169

Print Friendly and PDF




Material:
2 novelos do fio Barroco Maxcolor nº 6 400g (885 tex) 452 metros cada. 100%algodão. Cor:6116.
Agulhas para tricô (retas ou circulares) nº 6mm.
Tesoura, marcadores, fita métrica, agulha de tapeçaria.

Dica para as amigas/amigos:
 Se na sua cidade não tem o Barroco Maxcolor, você pode usar em substituição:
- Anne (use 3 perninhas juntas ao tecer) ou
- Charme (use 2 perninhas juntas ao tecer) ou
- Barroco Multicolor (teça normalmente).

Para Adaptar o Tamanho:
 - Leia esse post e faça o ajuste com sua amostra.

Amostra:
Um quadrado de 10 cm em ponto fantasia nas agulhas nº 6 tem 18 pontos x 20 carr.

Medidas:
Altura: 55 cm (até a cava 39 cm)
Largura: 50 cm
Manga: 54 cm

Pontos Utilizado: 
Barra 1/1: *1m, 1t*.
Ponto Fantasia: Ponto Pavão (eu postei só sobre ele aqui).
Nº de pontos múltiplo de 11 (fora as bordas).
1ª carr: m
2ª carr: t
3ª carr: 1 pt de borda *2pjt, 2pjt, 1 aum, 1m (3x) 1 aum, 2pjt, p2jt*, 1 pt de borda.
4ª carr: t

Como Fazer:
Frente e Costas serão iguais.
 Monte 68 pontos na agulha nº 6.
 Teça o ponto fantasia até a peça ter 35 cm de altura (serão 17 repetições do ponto fantasia).
 Em seguida faremos as cavas. Para isso faça:
1ª carr: 2pjm (6 vezes)..... meia até os ultimos 12 pts... 2pjm (6 vezes).
2ª carr: 2pjt (3 vezes)..... tricô até os ultimos 6 pts... 2pjt (3 vezes). = 50 pts.
3ª carr: 3m, *2pjt, 2pjt, 1 aum, 1m (3x) 1 aum, 2pjt, p2jt* 3m.
4ª carr: tricô.

Agora vamos fazer:
1ª carr: meia.
2ª carr: tricô.
3ª carr: 3m, *2pjt, 2pjt, 1 aum, 1m (3x) 1 aum, 2pjt, p2jt* 3m.
4ª carr: tricô.

Em seguida vamos seguir o ponto fantasia por mais 6 vezes (totalizando 23 repetições do ponto fantasia). Pare após a 4ª carr pelo direito da peça.
Teça agora uma barra 1/1 por 5 carr. Arremate pelo avesso acompanhando o ponto.





Mangas:
Costure até a 3ª barrinha do ombro. Levante 41 pontos em volta dos braços. Faça 1 carr em tricô, e o direito em meia. Depois outra carreira em tricô.
Em seguida, coloque 5 aumentos para ter 46 ptos pontos e faça: 1m(borda),* 2pjt, 1t,(aqui é o primeiro aumento) 1 laç, 1m (3x), 1 laç, 2pjt, 2pjt* 2pjt, 1pt, (aqui é o segundo aumeto) 1 laç,1m (3x) ,1 laç, 2pjt,2pjt... até ter 5 aumentos colocados nesta carreira. (eu mostrei essa carreira no vídeo para quem tem dúvidas de como colocar os 5 aumentos ok?)
O avesso é  em tricô.

Daqui para frente faremos o ponto decorativo da seguinte forma:
1ª carr: m 
2ª carr: t
3ª carr: 1 pt de borda *2pjt, 2pjt, 1 aum, 1m (3x)* 1 aum, 2pjt, p2jt, 1 pt de borda.
4ª carr: t

Após 21 repetições vamos parar após a 4ª carreira e arrematar.






Para terminar eu gostaria de agradecer à todos os amigos que me pediram essa receita e tiveram paciência para me esperar gravar, editar e etc... quero também dizer que eu utilizei um folheto da empresa Círculo para confeccionar essa peça, e fiz a transcrição da receita com minhas pequenas alterações/correções para que ficasse de melhor compreensão. Um abraço.


Correção: feita em 04.08.2017 às 12:33


Comentários

  1. Que linda!!!Eu sei fazer trico e crochê, mas meus pontos são froxos não consigo faze-los apertadinhos ,ai meu trabalho fica feio e acabo desistindo, tem algum DICA PARA ISSO ?
    linda SEMANA PARA VOCÊ.
    http://ladymaregina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Regina, obrigada pela sugestão, sua dica é ótima. Gravarei assim que possível para lhe ajudar e ajudar quem também passa por esse problema.
      Uma abraço e uma ótima semana para você :)

      Excluir
    2. Maria Regina a técnica de tricotar à portuguesa é muito boa para manter sempre a mesma tensão no fio e o ponto sai mais homogéneo e mais apertado. Deixo aqui alguns vídeos do youtube se você quiser experimentar. https://www.youtube.com/watch?v=tSmxMTrHUhw
      https://www.youtube.com/watch?v=HXPfk42GOqo&t=102s
      https://www.youtube.com/watch?v=HXPfk42GOqo&t=102s

      Excluir
    3. Oi eu fiz a blusa Cláudia e aonde fiz a cava as carreiras ficou diferente tô fazendo certo tira esta duvida por favor muito obrigada

      Excluir
  2. Parabéns pelo teu trabalho!! Todas as tuas receitas dão certo, já fiz algumas!! É tão chato quando a artesã(ão) coloca receita errada e nem responde email para explicar... Tu é super atenciosa e a explicação é nota 10!! Parabéns!! Cada vez mais sucesso e bençãos pra ti!!! Bjosss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise eu agradeço o comentário. Sou bem chata com as receitas aqui do blog, se vejo um errinho fico coçando para corrigir logo :) Um abraço enorme!

      Excluir
  3. Oi, Day!
    Amo seu blog e as coisas que você divide com a gente. Obrigada.
    Uma dúvida.. o que quer dizer AMOSTRA que você coloca nas receitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amostra é um quadrado que tecemos para medir as carrs x os pontos. Isso é chamado de amostra e ajuda a depois adaptar a receita para tamanhos diferentes. :)

      Excluir
  4. Day blusa deslumbrante mesmo!!! Adorei já comprei o Barroco para fazer, quando acabar te mando a foto tá? Mas fiquei curiosa você é tam 42? Você parece magra... eu sou tam 42 tudo bem que eu tenho 1,50cm rsrsrs, tipo rolha, rsrsrs.
    Day a segunda parte o meu braço consequentemente é mais curto e eu reparei que a blusa tem uma abertura nas pontas (que achei linda por sinal) é só ir medindo no braço?
    Bem estou aguardando ansiosa.
    Beijos Day e PARABENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yolanda eu tenho 1,71 de altura, estava pesando 75 kilos, mas fiz um regime e voltei para os 69. Mas meu manequim é grande eu uso 42... as mangas eu gravei para a segunda. Você vai poder ir testando em seu braço sem medo de ficar muito grande, preocupe não.
      :) Um abraço

      Excluir
  5. OI, eu não entendi,o que é usar 2 perninhas juntas ao tecer.

    ResponderExcluir
  6. Oi,eu não entendi.O que é use 2 perninhas juntas ao tecer?
    A blusa é linda parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Olá Day, seu trabalho é muito lindo!!!!! :) Parabéns!!! Você poderia fazer essa outra blusa??? Eu só sei crochetar. Ainda estou aprendendo tricô com seus videos!! E não sei ler gráficos de tricô :'( Obrigada e um abraço desde a Costa Rica!

    http://www.circulo.com.br/pt/receitas/moda-feminina-adulto/mini-blusa-com-ponto-ajurado-na-pala

    ResponderExcluir
  8. Décia Sabará/09/11/16 - parabéns pelo seus trabalhos são lindos; você e um ser humano maravilhoso;pois divide c/as pessoas o que sabe tem ajudado a muita gente! Deus te abençoe sempre; um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente amei... vou comprar o fio já para fazer!
    Adorei
    Amo seus vídeos e sempre tenho vontade de fazer tudo!

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maysa obrigada pelo comentário e pelo carinho.
      Um abraço (espero que sua blusa fique linda)

      Excluir
  10. Lindona comprei a linha errada (n.6) será que vai ficar muito grossa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Ele é feito na linha nº 6.
      Qualquer dúvida veja as informações do fio que posto nas receitas :)
      Mas ele é feito no fio 6 mesmo.

      Excluir
  11. Bom dia ..... Amei sua explicação, amei tecer, e ficou uma blusa linda....onde posso te mandar fotos para que veja.....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aqui vai:
      Facebook: você pode postar em nossa página http://facebook.com/blogbyday
      No instagram: poste a foto e coloque #blogbyday
      E-mail do blog: canaldaylandia@gmail.com

      Um abraço.

      Excluir
  12. Ficou linda sua blusa.
    Adoro suas receitas, mais explicadas não existe. Você é ótima! Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Day! Preciso de um help! Comprei a linha errada, ao invés de comprar Barroco maxcolor tex 885, comprei tex 590. Sigo em frente com a receita ou faço alguma alteração? Um abraço, amo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem, dará diferença sim, teça uma amostra para ver exatamente a diferença que sua peça terá pois ele é mais fino (a peça ficará mais leve e mais maleável) :D

      Excluir
    2. Obrigada, Day. Eu comprei a linha certa e vou comeaçar hoje. Tenha uma boa tarde!

      Excluir
  14. Finalmente terminei! Adorei a receita Day! Na minha coloquei uma repetição a mais do ponto!

    ResponderExcluir
  15. Oi Day estou fazendo essa blusa no barroco, mas gostaria de saber se eu fizer na linha será que fica bom a minha eu não consegui fazer igualzinha a sua mais está ficando linda.
    Obrigada pelo carinho e atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise tudo bom?
      Pode fazer em linha sim (mas use mais de uma perninha na hora de tecer pois o fio é meio grossinho e não tão fininho) mas o resultado será igual pois é tudo feito de algodão :)
      Um abraço.

      Excluir
    2. Olá Denise tudo bom?
      Pode fazer em linha sim (mas use mais de uma perninha na hora de tecer pois o fio é meio grossinho e não tão fininho) mas o resultado será igual pois é tudo feito de algodão :)
      Um abraço.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Boa tarde, terminei de tecer mais uma na cor rosa, ficou linda.... gostaria de tecer uma pra mim, mais tenho o braço gordo,meu manequim tbém é 42, mais achei que ficou justa no braço..... como faço pra aumentar para um manequim 44 por exemplo?
    aguardo retorno, brigaduuummm

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, sou iniciante no trico a minha costura não fica boa, gostaria de aperfeiçoar a costura , estou nas mangas desta blusa acompanhando video e a receita, muitos desmanches mas esta indo.
    Duvida
    se não quiser levantar pontos a redor da cava tem como tecer as mangas separadas e depois costurar?
    se puder fazer um video com uma linha diferente da cor da linha do trico fazendo a costura agradeço.Ajudou muito esse video dessa blusa.Foi um aprendizado.Muito obrigada e parabens.Deus continue te iluminando e enchendo de saude e paz.
    Se puder visitar meu blog artesdagis.blogspot.com sim que terminar a blusa te mostro no instagran @artesdagis

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se o barroco é 4 ou 6?
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se o barroco é 4 ou 6?
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  20. Belíssima essa blusa,seus vídeos são muito bem explicado não sei fazer tricô mais vou comprar agulha pra mim poder aprender.

    ResponderExcluir
  21. Belíssima essa blusa,seus vídeos são muito bem explicado não sei fazer tricô mais vou comprar agulha pra mim poder aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :)
      Um abraço.

      Excluir
    2. Day, te descobri há pouco tempo e fiquei chocada com seu entusiasmo, paciência e disponibilidade em passar seu conhecimento com tanta competência. Parabéns!! Sua mãe deve ter muito orgulho de voce!! Sucesso sempre!!

      Excluir
  22. Olá estou com dúvida dos pontos 68 é para 42? Linda blusa parabéns 🌷

    ResponderExcluir
  23. Como você é atenciosa, explica super bem. Você é um amor de pessoa. Parabéns, Deus te abençoe por ser essa pessoa simples.😘

    ResponderExcluir
  24. Oi Day! Eu terminei de fazer a frente e as costas. É agora? Como ini-las? Por favor me ajude.Estou aprendendo e não sei como fazer isto! Beijocas!!!@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra a costura eu mostrei no vídeo 2, sendo que mangas eu levando na peça e costuro depois as mangas e a lateral da blusa de uma só vez :)

      Excluir
  25. Eu tentei e na quarta carreira estavam 82 pontos... eu fiz as laçadas q falou... não entendi onde errei 😞

    ResponderExcluir
  26. Day, preciosa esa blusa...me encanta!!!!!!!!!!! Sera que puedo tejerla con lana?

    ResponderExcluir
  27. Ola, Estou pensando em fazer a blusa com o fio barraco multicolor rosa, será que ficará bonita?

    ResponderExcluir
  28. Bom diaa! Quero muito fazer essa blusa gostaria de saber se eu for fazer no dio charme ou anne quanto rolinhos devo comprar? Nao tenho ideia tenho medo de comprar pouco ou muito... OBRIGADO!!

    ResponderExcluir
  29. Bom diaa! Quero muito fazer essa blusa gostaria de saber se eu for fazer no dio charme ou anne quanto rolinhos devo comprar? Nao tenho ideia tenho medo de comprar pouco ou muito... OBRIGADO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deni, você precisa de uns 800 metros de fio (vai inclusive sobrar fio) para fazer essa blusa. Mas é sempre preciso fazer uma amostra, e calcular a regra de 3.
      Anne tem 396 metros cada porém, é mais fino e você vai ter que usar fio duplo... resumindo (eu também não tenho idéia exata da quantidade) mas acredito que você vai gastar uns 4 novelos de Anne.

      Espero ter ajudado 😊 tenha uma linda semana!

      Excluir
  30. Linda e fácil de fazer, obrigada, obrigada 🙏🏽
    Depois de pronta eu posto!!

    ResponderExcluir
  31. Oi como faço pra fazer a conta da cava e das mangas na minha blusa , pois para o meu tamanho tive que colocar 90 pontos .Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris a ideia é fazer a regra de 3 com as medidas e amostra (como eu já ensinei em vídeos aqui na parte de video aulas). Só com as suas medidas será possível fazer essa contagem certa de pontos :D

      Excluir
  32. Day se eu quiser essa blusa mas com os pontos mais fechados (moro em curitiba, muito frio aqui) se por exemplo usar ponto meia e trico, e fizer uma trança, posso usar a mesma base que você usou? Quantidade de pontos, cava e manga? Obrigada pelos ensinamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Angela, só refaça a contagem dos pontos mas pode sim alterar os pontos e usar a base dessa receita 🌼

      Excluir
  33. Eu fiz mas meu terminou com 2 trico junto e depois ficou com 85 pontos já vi vídeo e tentei fazer milhares vezes não dá certo onde será estou errando ? Me ajude por favor e se eu for usar lã quantos fios devo usar? Obrigada quero muito fazer essa blusa será minha primeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi não sei onde você errou (talvez na contagem da carreira + pontos de borda) é uma receita meio nível médio, mas você vai conseguir, é só ter calma e acompanhar receita + vídeo e cuidado com os pontos de borda 🌼

      Excluir
  34. Boa noite eu estou quase finalizando a blusa, porém estou com uma dificuldade nas mangas, devo levantar os pontos com a blusa do lado do avesso ou do lado do direito? Pq o desenho do ponto decorativo nas mangas não está coincidindo com o da blusa,então como devo fazer por favor? Desde já muito obrigada e vc é uma excelente professora. Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Day gostaria de saber quantos pontos coloco na agulha para o tamanho 44?

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Day!
    Estou tecendo essa blusa, acabei de fazer as costurinhas das laterais do decote, mas não consegui entender que parte você pegou para começar a manga... teria como vc me mostrar uma foto da blusa esticada e mostrar onde pegou os pontos? estou perdida!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra usa a altura da cava para começar a montagem dos pontos das mangas. Não tenho mais a peça comigo, dei ela para minha mãe (por isso chama-se Blusa Claudia) porque dei à minha mãe chamada Claudia. No vídeo eu mostro como subi os pontos ok ^^
      Um abraço.

      Excluir
  37. Day, só consegui a maxicoloe com textura 590, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma maostra e ajuste à peça ao seu fio : http://blog-by-day.blogspot.com.br/2015/07/ajustando-um-tamanho-de-peca-de-trico.html

      Excluir
  38. Olá Day! Encontrei seus trabalhos no youtube e em seguida cheguei ao seu blog. Seus trabalhos são lindos e me apaixonei por esta blusa, vou fazê-la com certeza.
    Também sou blogueira, mas meu cantinho fala um pouquinho sobre mim, sobre o que leio, minha casinha, as coisinhas gostosas que faço na cozinha e um pouquinho dos trabalhos manuais. O último fica a desejar, pois não tenho muito tempo para eles, já que leciono o dia todo.
    Gostei muito de conhecer seu cantinho e espero aprender muito com você. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria de Fátima, fiz uma visita ao seu blog e lhe respondi por lá :)
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      😊

      Excluir
  39. Ráááá.... pensa na pessoa que ficou super feliz porque, primeiro, conseguiu tecer a amostra em ponto fantasia certinho, e segundo, descobriu que tem a mesma tensão de pó tia que vc tem, ou seja, vou poder me basear pela descrição da suas amostras para adaptar as peças pro meu tamanho!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  40. Olá, sempre leio algumas pessoas faoarem desses multiplos. Eu queria entender como sabe o multiplo de um ponto :(

    ResponderExcluir
  41. Day, desculpe minha pergunta, mas gostaria de saber como faz a amostra em ponto fantasia. Não achei esse tipo de ponto.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Hola! se puede tejer en 2 agujas? porque veo que la aguja es con cable circular. gracias!

    ResponderExcluir
  44. Olá Day!

    Cá em PT não temos esse fio. Ele é de acrílico? Eu queria fazer em algodão, mas estou a ter dificuldade em encontrar fio de algodão recomendado para agulhas nº 6. Só encontro para agulha nº 5 ou para agulha 8/9... :(

    ResponderExcluir
  45. Olá Day, começo dizendo que adoro seus trabalhos, minhas clientes amam... Já fiz vários trabalhos seus, porém estou com dificuldades em aumentar, tenho uma Blusa Cláudia de amostra, minha cliente experimentou, a largura ficou ótima, tenho que aumentar o comprimento pra 26 gominhos, 5 gominhos a mais, minha cliente tem os braços gordinhos tenho que aumentar uns 3 cms nas mangas, poderia me ajudar? Pensei em aumentar 3 gominhos antes da cava e 2 gominhos depois, assim minha manga ficará automaticamente mais larga, correto? E quanto ao ponto, como devo fazer, devo colocar 11 pontos a mais nas mangas? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  46. Olá Day, começo dizendo que adoro seus trabalhos, minhas clientes amam... Já fiz vários trabalhos seus, porém estou com dificuldades em aumentar, tenho uma Blusa Cláudia de amostra, minha cliente experimentou, a largura ficou ótima, tenho que aumentar o comprimento pra 26 gominhos, 5 gominhos a mais, minha cliente tem os braços gordinhos tenho que aumentar uns 3 cms nas mangas, poderia me ajudar? Pensei em aumentar 3 gominhos antes da cava e 2 gominhos depois, assim minha manga ficará automaticamente mais larga, correto? E quanto ao ponto, como devo fazer, devo colocar 11 pontos a mais nas mangas? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, tudo bem com você? Gostaria de saber se você não tem receitas de blusas com o ponto jacard? Tenho dificuldades em fazer blusas com pala que começa da cabeça em jacard. Teria como você estar passando umas receitas pra mim? Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. BOA TARDE!
    REALMENTE VC E UNA GRANDÍSSIMA PROFESSORA TAMBÉM ME ENCANTEI COM SEUS TRABALHOS E GOSTARIA MUITO DE FAZER ESSA BLUSA!
    AJUDA COM O PASSO A PASSO COM 80 MALHAS PRA CIMA!
    ADOREI SEU MODELO E SUA EXPLICAÇÃO SO PRECISO DE UM TAMANHO MAIOR!
    QUERIA COM MANGAS TRÊS QUARTOS
    QUANTOS PONTOS NA CAVA?
    AGRADEÇO MUITÍSSIMO POR SUA ATENÇÃO E CARINHO E CONTINUE ASSIM!
    OBRIGADA AGUARDO MUITO SUA RESPOSTA!

    ResponderExcluir
  49. Bom dia, já tentei duas vezes fazer esse trabalho iniciando com 68 pontos mas depois dos aumentos sempre fica com bem mais pontos e percebi que cada trabalho do fantasia aumenta 4 pontos e diminuem apenas 2 então não tem como continuar até o final com os mesmos 68 pontos iniciais.

    ResponderExcluir
  50. Oi Day! Sou iniciante, daquelas meio besta, fiz umas luvas e uma blusa em ponto malha kkk . As luvas eu gostei, já a blusa .... então essa blusa amei tenho o barroco 6 mas queria fazer na agulha 5 . Vi que o fio é compatível com agulha 5,5 a 7 mm. Tenho que fazer a amostra para calcular os pontos ou só seguir a receita com a agulha menor já diminui o Tam. Sou 38, 40. Socorro?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Ele será liberado em breve, enquanto isso, continue lendo e comentando os outros posts. Gostaria apenas de lembrar que comentários anônimos (e sem nome) vão para outra aba em meu painel de mensagens junto com spans e mensagens de propaganda. Um abraço.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.